Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/5228
Title: Sistema de franquias como uma alternativa de expansão do negócio turístico: um estudo de caso da empresa CVC - Brasil
Authors: Moura, Katyane Souza de
Keywords: Turismo;Franquias;Agências de viagem;CVC
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: MOURA, Katyane Souza de. Sistema de franquias como uma alternativa de expansão do negócio turístico: um estudo de caso da empresa CVC – Brasil. 2012. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Portuguese Abstract: A presente monografia tem por finalidade analisar como o sistema de distribuição de franquias pode expandir um negócio turístico. Aborda-se as principais estratégias competitivas que são utilizadas nas franquias, as vantagens proporcionadas, o crescimento em larga escala de segmento de negócio, o uso da marca que possui prestigio e posicionamento de mercado. Neste ponto tem-se por objetivo geral deste trabalho, conhecer e compreender de forma mais aprofundada, todos os aspectos que envolvem o sistema de distribuição de franchising utilizada pela empresa CVC. O estudo é de abordagem qualitativa, com a tipologia descritivo-exploratória, embasado através da análise de discursos dos principais membros da empresa, como o presidente geral, e o presidente e fundador do Conselho Administrativo da CVC. Foi pautado também em uma entrevista realizada com a Franqueadora Máster da CVC do estado do Rio Grande do Norte, com perguntas pré-estabelecidas, que mostrou indicadores com grande relevância na análise dos dados do referido trabalho. Os resultados indicaram que as perspectivas na utilização do sistema de distribuição comercial de franquia continuam ascendentes e que no setor turístico o segmento de agências de viagem desperta grande importância por volume e faturamento. Conclui-se que o sistema de distribuição de franquias da CVC, cresceu em larga escala ao longo dos seus quarenta anos de existência no mercado turístico, devido a diversos fatores como fornecedores, parceiros e colaboradores, estratégias quanto a diversidade de pacotes que vão desde o litoral do Nordeste até viagens para os países Europeus, os preços, a forma de pagamento e parcelamento, a preocupação em oferecer um serviço com excelência na qualidade, dos vários públicos que são atendidos, dos produtos e serviços ofertados, que juntos transformam um sistema de distribuição em uma grande rede franquias espalhadas por todo o país.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/5228
Other Identifiers: 2009011899
Appears in Collections:Turismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KatyaneSM_Monografia.pdfTurismo939.25 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.