Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/5225
Title: A gestão da qualidade como fator estratégico na hotelaria: um estudo de caso no Hotel Best Western Premier Majestic, Natal/RN
Authors: Silva, Jaciara Taís de Freitas da
Keywords: Estratégia;Gestão da qualidade dos serviços;Hotelaria
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Jaciara Taís de Freitas da. A gestão da qualidade como fator estratégico na hotelaria: um estudo de caso no Hotel Best Western Premier Majestic, Natal/RN. 2013. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Portuguese Abstract: A gestão da qualidade na hotelaria se mostra um dos fatores de sucesso de qualquer negócio, pois, relaciona-se á capacidade da empresa em atender aos requisitos dos clientes, dessa forma a satisfação destes, faz com que a gerencia dê uma maior importância às estratégias que façam com que o hóspede se sinta satisfeito e queira retornar ao hotel. Dessa forma, com a expansão da competitividade na indústria hoteleira teve-se que dar ênfase a qualidade dos serviços oferecidos tornando este um diferencial no mercado. A proposta dessa pesquisa foi analisar a gestão da qualidade como fator estratégico na hotelaria: um estudo de caso no hotel best western premier majestic, natal/rn no qual foi feito um estudo de caso. Para tanto, foram feitas entrevistas com a gestora do hotel, com os funcionários que lidam diretamente com os hóspedes e com os hóspedes, fazendo um comparativo entre as respostas, onde no total foram entrevistadas 14 pessoas. Para isso, foi feito um estudo de caráter exploratório-descritivo de abordagem qualitativa. A análise dos dados foi feita de maneira descritiva e trouxe informações acerca dos benefícios que a qualidade dos serviços proporciona para a hotelaria. Ao longo da pesquisa foram analisados nas entrevistas, pontos fundamentais para que se possa manter a qualidade dos serviços a partir das estratégias implementadas no hotel, como a satisfação total dos clientes, uma gestão participativa, onde funcionários estão integrados e comprometidos em atender bem o hóspede, no qual opiniões são aceitas para o aperfeiçoamento desses serviços de forma contínua, corrigindo erros e problemas caso necessário.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/5225
Other Identifiers: 2009012275
Appears in Collections:Turismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JaciaraTFS_Monografia.pdfTurismo898.31 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.