Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/5222
Title: Impactos socioculturais do turismo em áreas urbanas de concentração turística: um estudo na Avenida Erivam França (Natal – RN)
Authors: Costa, Alana Lima
Keywords: Turismo;Impactos;Socioambiental
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: COSTA, Alana Lima. Impactos socioculturais do turismo em áreas urbanas de concentração turística: um estudo na Avenida Erivan França (Natal-RN). 2012. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Portuguese Abstract: O turismo enquanto atividade sociocultural tem sua essência nas interações humanas, sobretudo nas relações entre visitados e visitantes. É nítida a importância da entrada de turistas em Natal, e sua permanência na cidade contribui para a dinamicidade da economia além de promover o intercâmbio cultural entre os povos de origens distintas. Neste sentido, o presente trabalho de pesquisa teve como objetivo analisar as transformações ocorridas com a prática do turismo na Avenida Erivan França (orla de Ponta Negra) Natal/RN. Para tanto se centrou em analisar as transformações ocorridas com a prática do turismo na Avenida Erivan França para assim identificar de que forma o turismo impactou a área estudada e quais foram as mudanças ocorridas. Por meio de entrevistas aplicadas a trabalhadores, usuários e turistas permitiu-se fazer um levantamento da realidade atual da área. Como principais resultados constatou-se que a chegada do turismo, trouxe mudanças na orla, tanto em aspectos positivos, com a urbanização da orla, investimentos públicos e privados, quanto negativos como violência, tráfico e prostituição. Constatou-se também que a praia continua sendo o cartão postal da cidade, mesmo passando por problemas econômicos, sociais e de infraestrutura. Neste sentido concluiu-se que certamente um turista que vai ao destino Natal, Ponta Negra pode voltar para sua cidade de origem sem conhecer o centro da cidade e suas nuances, porém, os problemas sociais que afligem os moradores, a cultura e hábitos locais que puderam ser claramente percebidos durante suas estadias.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/5222
Other Identifiers: 2008005844
Appears in Collections:Turismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AlanaLC_Monografias.pdfTurismo1.08 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.