Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/5191
Title: Análise de uso e ocupação do solo nas margens dos açudes Recreio e Penedo em Caicó/RN
Authors: Costa, Orquídea Costa de
Keywords: Águas urbanas;Açudes;Seridó;Ocupação do solo;SIG;Impactos ambientais
Issue Date: 3-Dec-2013
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: ARAÚJO, Orquídea Costa de.Análise de uso e ocupação do solo nas margens dos açudes Recreio e Penedo em Caicó/RN. 2013. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Bacharelado), Departamento de Geografia CERES, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó, 2013.
Portuguese Abstract: Os Açudes no semiárido brasileiro, mas especificamente na região do Seridó, são elementos essenciais para o homem sertanejo; estes sabem muito bem a importância e a falta que este recurso faz em sua região. Devido ao avanço do meio urbano sobre os corpos d‟águas e suas Áreas de Preservação Permanente (APP), essas ações vêm implicando cada vez na degradação desses reservatórios, causando impactos ambientais e socioambientais. Foi com base na importância e conservação dessas águas urbanas, que o objetivo do trabalho foi realizar a análise dos usos e ocupações dos Açudes Recreio e Penedo na cidade de Caicó/RN, dois reservatórios artificiais bastante antigos na região. A produção do material cartográfico foi realizada em ambiente de Sistema de Informação Geográfica (SIG), com o auxílio do software ARCGIS 10.2, envolvendo o processamento digital das imagens e a produção de mapas temáticos com as diferentes classes de usos e ocupação do solo. Os resultados foram apresentados em mapas temáticos mostrando a condição dos açudes. Através da análise dos mapas, foi possível identificar os usos e ocupação nas margens dos açudes, com predominância das áreas com solo exposto, vegetação rala e zona urbana. Foi observado que há uma falta de organização por parte do poder público do município, que não visa projetos que gerencie o uso do solo e que há uma falta de planejamento para as construções que ocorrem irregularmente nas margens dos açudes, principalmente no Açude Recreio. Nesse sentido, foram indicadas várias estratégias diferenciadas para a reabilitação dos açudes, como recuperação das áreas degradadas, campanhas de educação ambiental para a população ribeirinha e conservação das áreas menos afetadas. Portanto, este trabalho poderá vir a contribuir como uma ferramenta prática de consulta para a tomada de decisões em políticas de gestão pública, a fim de minimizar os processos de degradação nos reservatórios analisados.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/5191
Other Identifiers: 2010070275
Appears in Collections:CERES - Geografia (bacharelado)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Análise de uso e ocupação do solo nas margens dos açudes Recreio e Penedo em Caicó/RN_Monografia_Araújo.pdfMonografia de Conclusão de Curso Geografia sobre Uso e Ocupação do Solo2,63 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons