Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/5174
Title: Influência da dimensão no comportamento de fundações diretas através de simulações numéricas de prova de carga em areia
Authors: Silva, Pedro Henrique dos Santos
Keywords: Efeito da dimensão;Fundações diretas;Simulações numéricas;Prova de carga em placa;Areia
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Pedro Henrique dos Santos. Influência da dimensão no comportamento de fundações diretas através de simulações numéricas de prova de carga em areia. 2017. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil), Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: Este trabalho analisou a influência do efeito da dimensão no comportamento de fundações diretas por meio de simulações numéricas de provas de carga em placa com diferentes diâmetros (0,50 m a 3,20 m) em dois aterros de areia com densidades relativas de 45% e 70%. As simulações numéricas foram realizadas por meio da ferramenta computacional Plaxis 2D, baseada no método dos elementos finitos, utilizando-se o modelo constitutivo hiperbólico Hardening soil na representação do comportamento do solo. A validação do modelo numérico baseou-se na comparação de resultados de provas de carga em placa realizadas em campo com os resultados das simulações numéricas. Os ensaios foram executados, utilizando a modalidade da carga mantida rápida, com placas circulares de 0,50 m e 0,80 m de diâmetro. O critério de B/30, onde B é o diâmetro da placa, foi adotado para determinar a capacidade de carga, uma vez que nenhuma curva tensão x recalque das simulações numéricas apresentou ruptura nítida ou física. A partir dos valores obtidos, procedeu-se a análise do comportamento da capacidade de carga e do recalque com a variação do diâmetro das placas. Além disso, comparou-se os resultados de capacidade de carga das simulações numéricas com a capacidade de carga estimada pela equação semi-empírica do Architectural Institute of Japan (AIJ) que leva em consideração o efeito da dimensão. A capacidade de carga e o recalque apresentaram um comportamento não linear com a variação da dimensão, divergindo do comportamento esperado pelos métodos teóricos. Por fim, analisou-se a influência do efeito da dimensão na distribuição de tensões verticais efetivas abaixo da placa.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/5174
Other Identifiers: 2013013289
Appears in Collections:Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
influência-dimensão-comportamento-Silva-Artigo.pdfTCC - 2017.21.24 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons