Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/5173
Título: Análise das condições de mobilidade para pedestres com mobilidade reduzida em trecho da Avenida Engenheiro Roberto Freire
Autor(es): Carlos Filho, Joelson Fernandes
Palavras-chave: Acessibilidade;Mobilidade;Barreiras;NBR 9050
Data do documento: 2017
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: FILHO, Joelson Fernandes Carlos. Análise das condições de mobilidade para pedestres com mobilidade reduzida em trecho da Avenida Engenheiro Roberto Freire. 2017. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso(Graduação em Engenharia Civil), Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: A acessibilidade é um tema que vem ganhando cada vez mais evidência no Brasil e seu ímpeto tem se dado, em parte, pela criação de leis, como por exemplo, a Lei Brasileira de Inclusão da pessoa com deficiência (2015). Essa legislação obriga a sociedade, o estado e a família a retirar todas as barreiras existentes nas cidades e para isso são necessárias análises técnicas embasadas nas normas vigentes como a NBR 9050 Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos (2015). Tendo em vista esse contexto, este documento faz uma análise das condições de mobilidade para pedestres com mobilidade reduzida no trecho da Avenida Engenheiro Roberto Freire situado entre as rotatórias que dão acesso à Avenida Senador Dinarte Mariz- Via Costeira- e a Avenida Deputado Antônio Florêncio de Queiroz - que leva à rota do sol- na cidade de Natal-RN, propondo possíveis soluções em sua parte final. Para isso, foi feito o estudo prévio das normas técnicas e legislação pertinente ao tema; coleta de medidas e registro fotográfico no local; e estudo de exemplos reais. Por fim, constatou-se que o trecho em estudo apresenta diversas barreiras, como rampas não acessíveis, revestimento trepidante e canteiros centrais dificultando ou impedindo a travessia de pedestres com mobilidade reduzida. E, na parte final, foram mostrados exemplos de soluções adotadas em outros locais, almejando contribuir para a resolução do problema em questão.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/5173
Outros identificadores: 2011049916
Aparece nas coleções:Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
análise-condições-mobilidade-Filho-Monografia.pdf5.03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons