Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/5148
Title: Sistema de reuso de água proveniente de aparelhos de ar condicionados para fins não potáveis: estudo de caso aplicado ao Centro de Tecnologia da UFRN
Authors: Rocha, Débora Patrícia Batista da
Keywords: Reuso de água;Sustentabilidade;Ar condicionado;Crise hídrica;Projeto
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: ROCHA, Débora Patrícia Batista da. Sistema de reuso de água proveniente de aparelhos de ar condicionados para fins não potáveis: estudo de caso aplicado ao Centro de Tecnologia da UFRN. 2017. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil), Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: A adoção de fontes alternativas de água tem se tornado uma prática cada vez mais constante para soluções voltadas a crise hídrica ocorrente no Brasil. Nesse sentido, o aproveitamento da água produzida por condensação de aparelhos de ar condicionados apresenta-se como uma medida em potencial para reduzir impactos ambientais do uso desmedido da água através da aplicação em usos não potáveis, tais como limpeza e irrigação. Este projeto tem o objetivo de analisar a viabilidade econômica e construtiva do aproveitamento da água condensada aplicado ao Centro de Tecnologia da UFRN. A metodologia envolve a elaboração de um projeto, análise da qualidade da água, avaliação da eficiência do sistema e os respectivos custos de implantação. O estudo indica que a oferta mensal de água produzida pelos aparelhos é de 17.937,00 litros, equivalente a 89,50% da demanda por irrigação no local, considerando o tempo de funcionamento de 8 horas diárias. Além da economia no consumo de água, o sistema possibilita um rápido pay back. Dessa forma, a implantação do sistema de aproveitamento da água dos aparelhos de ar condicionado mostra-se como uma alternativa sustentável na busca pela conservação dos recursos hídricos. A expectativa é incentivar a educação ambiental através de soluções ambientalmente inteligentes que contribuam para a formação de futuros profissionais.
Abstract: The adoption of alternative sources of water have been became a constant practice as a solution to hydric crisis in Brazil. In such way, the exploitation of water produced by air conditioner machines, through applications in which non-drinkable water can be used, such as cleaning and irrigation has been shown as a potential practice to reduce environmental impacts of the incorrect use of water. This project has as its main objective to analyze the economic and constructive viability of the condensed water exploitation applied to the Technology Center of UFRN. The methodology involves the elaboration of a project, water quality analysis, system efficiency evaluation and the respective costs of implantation. The study indicates that the monthly offer of water produced by the air conditioned machines is of 17,937.00 liters which is equivalent to 89.5% of the water demand for local irrigation, considering an eight hour working cycle. Beyond the economy in the water consumption, the system allows a quick pay-back. Therefore, the system implantation presents itself as a sustainable alternative in the search for hydric resources. The expectation is to encourage the environmental education through smart environmentally solutions that can contribute to further professionals’ education.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/5148
Other Identifiers: 2014085845
Appears in Collections:Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
sistema-reuso-agua-Rocha-Artigo.pdfTCC - 2017.21.21 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.