Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/5147
Title: Auditoria de segurança do trabalho embasada nas normas regulamentadoras: estudo de caso na obra do Instituto do Cérebro
Authors: Sousa, Matheus Natan Ferreira Alves de
Keywords: Auditoria;Obra;Normas regulamentadoras;Segurança
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SOUSA, Matheus Natan Ferreira Alves. Auditoria de segurança do trabalho embasada nas normas regulamentadoras: estudo de caso na obra do Instituto do Cérebro. 2017. 84f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil), Centro de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: A indústria da construção civil é um setor econômico detentor de grande número de acidentes por ter muitos serviços envolvidos com risco, cuja ocorrência ainda causa prejuízos ao trabalhador, à empresa e ao governo. O objetivo geral desta monografia é diagnosticar a situação do sistema de gestão da segurança e saúde do trabalho na obra da construção do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, executada pela Empreendimentos Construção Civil LTDA. E então identificar a efetividade e qualidade do sistema implantado na obra, a partir de análise da aplicação e cumprimentos dos itens estabelecidos pela respectiva norma regulamentadora. Primeiramente, buscou-se efetuar uma pesquisa de caráter bibliográfico consultando outras pesquisas na mesma área e relatórios de acidentes gerados anualmente. A metodologia utilizada para identificação das recomendações implementadas foi a aplicação de um checklist a cerca das 36 NR’s, discriminando aquelas que influenciam na área da construção civil. Os resultados apontaram os itens de cada norma que não estão em conformidade, em seguida são apresentadas sugestões de modificações para adequação; e a verificação de que as causas do descumprimento são mais de natureza gerencial e da cultura dos trabalhadores do que o rigor das exigências contidas na norma. Concluiu-se através das informações analisadas que para garantir a segurança e saúde dos trabalhadores, a empresa deve adequar não só alguns pontos de uma norma ou a algumas normas, e sim, perceber que o conjunto das normas regulamentadoras rege um sistema de condições de segurança mínima cujos benefícios são compensatórios tanto para a empresa, quanto para o funcionários e também para o estado, logo, os investimentos na área de segurança do trabalho tem relação com a produtividade dos empregados e melhores condições de trabalho e segurança para os funcionários.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/5147
Other Identifiers: 2013011266
Appears in Collections:Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
auditoria-segurança-trabalho-Sousa-Monografia.pdfTCC - 2017.28.26 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons