Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/5143
Title: Análise da recuperação de óleo de um reservatório com características do pré-sal brasileiro com injeção de água e CO2.
Authors: Ribeiro Neto, Vivaldo Rodrigues
Keywords: Injeção de CO2, injeção de água, pré-sal
Issue Date: 22-Nov-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: RIBEIRO NETO, Vivaldo Rodrigues. Análise da recuperação de óleo de um reservatório com características do pré-sal brasileiro com injeção de água e CO2. 2017. 79 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Petróleo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Brasil, 2017.
Portuguese Abstract: O pré-sal brasileiro é composto por grandes acumulações de óleo leve de boa qualidade, colocando o Brasil em destaque enquanto produtor de petróleo frente a grande demanda energética mundial. Os reservatórios do pré-sal são ultraprofundos, com dimensões que vão do estado do Espírito Santo até Santa Catarina. A província tem óleo com Grau API entre 28° e 30°, alto teor de CO2, alta pressão e baixas temperaturas. Com o objetivo de otimizar a produção de óleo desses reservatórios, este projeto aplicou os métodos de recuperação: injeção de água e injeção de CO2 para diferentes configurações de poços produtores e injetores. A princípio, foi realizada a modelagem do fluido e do reservatório que tem características do pré-sal brasileiro, onde a simulação foi realizada no GEM, ferramenta da CMG (Computer Modelling Group LTD) Versão 2013.1. Após as simulações foram realizadas as análises da injeção de água e CO2 separadamente para as diferentes configurações de poços. O resultado das análises mostrou que a injeção de CO2 apresentou melhor fator de recuperação em relação a injeção de água, e que entre as configurações analisadas, a configuração 4 (injetor inferior / produtor intermediário) tem a melhor distribuição de poços para o reservatório estudado.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/5143
Other Identifiers: 2016007285
Appears in Collections:Engenharia de Petróleo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Vivaldo_Rodrigues_Ribeiro_2017.2.pdfEngenharia de Petróleo 2017.24.32 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons