Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/5141
Title: Aplicação do simulador semianalítico para fluxo em reservatórios homogêneos fechados para obtenção da distribuição da pressão em uma superfície horizontal interna para regimes de fluxo predeterminados
Authors: Araújo, Amanda Braun Barbosa
Keywords: Meio poroso; Regimes de fluxo; Superfícies equipotenciais.
Issue Date: 17-Nov-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: ARAÚJO, A. B. B. Aplicação do simulador semianalítico para fluxo em reservatórios homogêneos fechados para obtenção da distribuição da pressão em uma superfície horizontal interna para regimes de fluxo predeterminados. 2017. 67 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Petróleo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Brasil, 2017.
Portuguese Abstract: O fluxo de fluidos em meios porosos em reservatórios dominados por barreiras selantes é um tema de grande importância na engenharia de reservatórios, pois auxilia a avaliação de novas técnicas para melhoria do gerenciamento de pressão e produção dos poços. Neste trabalho, foi utilizado um simulador semianalítico para fluxo em reservatórios homogêneos fechados utilizando a solução da fonte pontual aplicada ao método de elementos de contorno para obtenção de pressão e vazão nos limites do poço e do reservatório. Para o cálculo de pressões no interior do reservatório, utiliza-se a interpolação exponencial baseada na equação da fonte pontual. O objetivo deste trabalho é identificar a distribuição de pressão no tempo e os regimes de fluxo em seis cenários distintos através de gráficos de distribuição superficial de pressão no reservatório e de gráficos de superfícies equipotenciais de pressão. Os resultados obtidos permitiram a caracterização dos regimes de fluxo em determinados intervalos de tempo como também uma comparação entre os mesmos.
Abstract: Flow regimes inside closed reservoirs are a key study area in reservoir engineering. It helps the development of new techniques for improving pressure management and well production optimization. In this work, a semi-analytical simulator for a single well in a closed homogeneous reservoir is applied to obtain pressure and flow rate data in the well and reservoir boundaries. The simulator is based on the Boundary Element Method associated with the Green’s function for a point source as the fundamental solution for an infinite medium. In addition, the pressure inside the reservoir is calculated through exponential interpolation using the point source equation. The objective of this work is to identify the pressure distribution at specific times and the flow regimes on six distinct scenarios for well-reservoir system. Pressure distribution is shown applying 3D surface plots and contour plots. The results achieved allowed the characterization of the flow regimes at certain time intervals as well as the comparison among them.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/5141
Other Identifiers: 2014018753
Appears in Collections:Engenharia de Petróleo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Aplicaçãodosimuladorsemianalítico_Monografia.pdfArtigo principal2.24 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons