Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/5123
Title: Avaliação da qualidade microbiológica de polpas de frutas mistas congeladas
Authors: Oliveira, Maria Thereza Barra de
Keywords: Análise microbiológica. Polpa de fruta. Condições microbiológicas.
Issue Date: Nov-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: OLIVEIRA, Maria Thereza Barra de. Avaliação da qualidade microbiológica de polpas de frutas mistas congeladas. 2017. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição), Curso de Nutrição, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: Polpas de frutas mistas surgiram no mercado devido ao aumento da procura por uma alimentação mais saudável e prática. Tendo em vista o aumento do consumo desse tipo de alimento, o controle microbiológico das polpas é indispensável para a qualidade final das mesmas. Sendo assim, este estudo teve como objetivo avaliar as condições microbiológicas, durante o período de armazenamento, de três diferentes tipos de polpas mistas com vegetais folhosos verdes (A, B e C) comercializadas na cidade de Natal- RN. As análises microbiológicas (Número Mais Provável de coliformes termotolerantes, Salmonella e contagem de bolores e leveduras) foram realizadas a cada 60 dias (nos tempos 0, 60, 120, 180 e 240), em polpas do mesmo lote, durante o período de validade. Diferentes lotes de um mesmo produto também foram analisados. A polpa A apresentou valores de coliformes termotolerantes, bolores e leveduras superiores aos padrões estabelecidos pela legislação em vigor, tanto nas análises durante o período de armazenamento, quanto nas análises para os diferentes lotes. A polpa B manteve-se 100% dentro dos parâmetros exigidos e a polpa C apresentou contagem de bolores e leveduras superior ao padrão permitido pela legislação, tanto nas análises durante o período de armazenamento, quanto nas análises de diferentes lotes. Diante do exposto, conclui-se que as polpas A e C não estão nas condições microbiológicas adequadas de acordo com a legislação vigente podendo causar danos à saúde dos consumidores e, portanto, estão impróprias para o consumo.
Abstract: Polpas de frutas mistas surgiram no mercado devido ao aumento da procura por uma alimentação mais saudável e prática. Tendo em vista o aumento do consumo desse tipo de alimento, o controle microbiológico das polpas é indispensável para a qualidade final das mesmas. Sendo assim, este estudo teve como objetivo avaliar as condições microbiológicas, durante o período de armazenamento, de três diferentes tipos de polpas mistas com vegetais folhosos verdes (A, B e C) comercializadas na cidade de Natal- RN. As análises microbiológicas (Número Mais Provável de coliformes termotolerantes, Salmonella e contagem de bolores e leveduras) foram realizadas a cada 60 dias (nos tempos 0, 60, 120, 180 e 240), em polpas do mesmo lote, durante o período de validade. Diferentes lotes de um mesmo produto também foram analisados. A polpa A apresentou valores de coliformes termotolerantes, bolores e leveduras superiores aos padrões estabelecidos pela legislação em vigor, tanto nas análises durante o período de armazenamento, quanto nas análises para os diferentes lotes. A polpa B manteve-se 100% dentro dos parâmetros exigidos e a polpa C apresentou contagem de bolores e leveduras superior ao padrão permitido pela legislação, tanto nas análises durante o período de armazenamento, quanto nas análises de diferentes lotes. Diante do exposto, conclui-se que as polpas A e C não estão nas condições microbiológicas adequadas de acordo com a legislação vigente podendo causar danos à saúde dos consumidores e, portanto, estão impróprias para o consumo.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/5123
Other Identifiers: 2013084253
Appears in Collections:Nutrição

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Avaliaçãoqualidademicrobiológica_2017_Trabalho de Conclusão de CursoTexto Completo682,3 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.