Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/5100
Title: Auditoria da gestão do conhecimento: análise do portfólio de práticas e ferramentas dos encadeamentos produtivos apoiados pelo SEBRAE/RN
Authors: Waick, Clara Florêncio
Keywords: Gestão do conhecimento;Encadeamento produtivo;Ferramentas;Prática
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: WAICK, Clara Florêncio. Auditoria da gestão do conhecimento: análise do portfólio de práticas e ferramentas dos encadeamentos produtivos apoiados pelo SEBRAE/RN. 2017. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: O presente trabalho consiste na apresentação dos conceitos da gestão do conhecimento, que tem sido um tema considerado muito importante no ambiente organizacional de uma empresa, visto que com base nela, as corporações montam um portfólio de ferramentas e estratégias com o intuito de promovê-la e então, avançar no mercado. O Encadeamento Produtivo tem como principal propósito utilizar ferramentas dessa gestão para contribuir com a melhoria de índices de produtividade, competitividade, e de sustentabilidade das grandes e pequenas empresas que fazem parte desse projeto. O objetivo geral desse trabalho tem como propósito, analisar o portfólio das ferramentas e práticas da Gestão do Conhecimento trabalhadas nos Encadeamentos Produtivos apoiados pelo SEBRAE/RN. Para descobrir isso foi realizado um estudo de múltiplos casos com a aplicação de uma pesquisa quantitativa com os representantes das micro e pequenas empresas do Projeto Encadeamento Produtivo SEBRAE/RN – Moinho Dias Branco e do Projeto de Indústria Moda Pró-Sertão, e entrevistas qualitativas com as gestoras de ambos. Com isso foi possível analisar que todas as práticas e ferramentas são implantadas nesses encadeamentos, com a maioria dos empresários, e que a maior parte desses aumentou a intensidade da prática ou começou a implementá-la a partir da sua aproximação com o projeto. Mas percepção desses empresários quanto a implantação dessas práticas e ferramentas algumas vezes diverge da opinião dos gestores responsáveis por esses encadeamentos. A implantação da gestão do conhecimento melhora os índices de produtividade, competitividade e inovação desses pequenos negócios, sem falar na melhoria da gestão como um todo.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/5100
Other Identifiers: 2012908309
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ClaraFW_Monografia.pdfAdministração 6 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.