Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/5099
Title: Marketing pessoal na gestão de carreira: um estudo na percepção dos egressos do curso de Administração de uma IES pública de Natal-RN
Authors: Paula, Sara Priscila Revoredo de
Keywords: Marketing pessoal;Carreira profissional;Administração
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: PAULA, Sara Priscila Revoredo de. Marketing pessoal na gestão de carreira: um estudo na percepção dos egressos do curso de Administração de uma IES pública de Natal-RN. 2017. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: Esta pesquisa teve como objetivo estudar a percepção dos administradores formados na UFRN sobre marketing pessoal na gestão de suas carreiras. O estudo apresenta importantes conceitos sobre marketing pessoal e gestão de carreiras, com o intuito de incentivar os administradores como forma de preparação para se inserirem no mercado de trabalho ou galgar novas posições hierárquicas. O tema se torna importante devido às constantes mudanças no cenário do trabalho. Sendo assim, faz-se necessário saber se esses administradores procuram meios de se inserirem ou se reposicionarem no mercado de trabalho aplicando o planejamento de marketing pessoal na gestão de suas carreiras, já que esse planejamento ajuda no desenvolvimento profissional, para então, coloca-los em evidência e ganhar a atenção do público-alvo, atuando assim, como uma vantagem competitiva. Este estudo possui natureza descritiva, adotando-se a abordagem quantitativa na análise dos dados. A coleta de dados se deu através da aplicação de um questionário fechado para 39,6% dos alunos egressos do curso de administração, formados pela UFRN no ano de 2012, matriculados no turno noturno. Após os dados serem tabulados, foram realizadas uma análise e interpretação dos resultados, onde foi constatado que, a maioria dos administradores formados pela UFRN tem consciência da importância da promoção de sua imagem no mercado de trabalho, faz o planejamento de suas carreiras e até utilizam algumas ferramentas do marketing pessoal, porém, não costumam conciliar tudo isso num plano de marketing pessoal. Os objetivos propostos foram alcançados, pois foi identificado o perfil biográfico e acadêmico dos indivíduos da pesquisa e foi analisado a forma como percebem e aplicam o marketing pessoal na gestão de suas carreiras. Levando em consideração a proposta da pesquisa, este estudo poderá contribuir para o aperfeiçoamento das disciplinas que abordam estas áreas e contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos administradores.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/5099
Other Identifiers: 200702769
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SaraPRP_Monografia.pdfAdministração 1,24 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.