Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/5096
Title: A mobilidade acadêmica como estratégia no processo de internacionalização das instituições de ensino superior públicas: estudo de caso na Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Authors: Pereira, Eric Matheus Bispo
Keywords: Internacionalização do ensino superior;Mobilidade acadêmica;UFRN
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: PEREIRA, Eric Matheus Bispo. A mobilidade acadêmica como estratégia no processo de internacionalização das instituições de ensino superior públicas: estudo de caso na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2017. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: Entendida como um processo de inclusão da dimensão internacional da educação e da pesquisa, a mobilidade acadêmica torna-se um fator de legitimação da circulação do conhecimento e da formação de recursos humanos no contexto da internacionalização do ensino superior. Nesse aspecto, o presente trabalho evidencia como se configura o processo de mobilidade no ensino superior na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, relatando-se o cenário, seus principais aspectos e sua relação com a política de internacionalização adotada na instituição. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, bibliográfica, documental e de campo, cujos dados foram obtidos em documentos oficiais, além de entrevistas semi-estruturadas junto à direção e servidores responsáveis pela política de mobilidade da UFRN, o que auxilia na preservação de características abrangentes e de importância para retratar os eventos em foco. A amostra foi escolhida tendo em vista a importância do cargo ocupado pelos servidores se relacionado à temática da pesquisa, bem como as importantes explanações de cada entrevistado em suas experiências nos atendimentos aos alunos e resolução de questões relativas aos processos de trabalho voltados à internacionalização do ensino na UFRN. Os resultados evidenciam o contexto de criação da atual Secretaria de Relações Internacionais e Interinstitucionais da universidade, sua estrutura funcional, hierarquia, bem como forma de atuação no gerenciamento das atividades que lhe cabem. Além disso, relata as principais ações de mobilidade acadêmica executadas na UFRN entre os anos de 2014 a 2016, subdivididas em mobilidade nacional e internacional e os números a elas relacionados. Por fim, demonstra-se o fluxo de cadastro de Acordos de Cooperação, os Programas de mobilidade a qual a IES está vinculada e os principais dados na evolução no número de beneficiários.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/5096
Other Identifiers: 2011034109
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EricMBP_Monografia.pdfAdministração 1.21 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.