Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/5063
Title: Planejamento estratégico nas instituições públicas de ensino fundamental e médio da área urbana do município de São Paulo do Potengi/RN
Authors: Santos, Micaelli de Sales
Keywords: Planejamento estratégico;Gestão;Organização;Instituições públicas
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SANTOS, Micaelli de Sales. Planejamento estratégico nas instituições públicas de ensino fundamental e médio da área urbana do município de São Paulo do Potengi/RN. 2016. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: O Planejamento Estratégico é um processo que busca formular estratégias para o alcance dos objetivos organizacionais, considerando o ambiente interno e externo no qual elas estão inseridas. É um instrumento administrativo, que auxilia os gestores no processo de gestão organizacional, correspondendo a um princípio adotado principalmente por empresas privadas, no entanto, se adaptado a realidade de cada tipo de organização pode ser facilmente aplicado, pois entre elas existem aspectos e processos de gestão que se assemelham. Neste sentido, esta pesquisa pretendeu investigar a existência de ações de planejamento estratégico nas instituições públicas de ensino fundamental e médio da área urbana do município de São Paulo do Potengi/RN. A abordagem da análise utilizada foi a pesquisa qualitativa por alcançar de forma ampla a subjetividade do estudo. Na coleta dos dados utilizou-se uma entrevista estruturada aplicada aos gestores das seis instituições públicas de ensino pertencentes a área urbana do município. O modelo utilizado na análise dos dados presente no estudo foi o interpretativo. Sendo assim, o estudo verificou a inexistência do processo de planejamento estratégico praticado nas instituições públicas participantes da pesquisa, no entanto, constatou-se a existência de ações pertencentes ao processo de desenvolvimento de planejamento estratégico. Do ponto de vista prático, a pesquisa recomenda aos gestores escolares o conhecimento e estudo a respeito da metodologia de planejamento estratégico, para uma possível implementação, assim como a adoção essencialmente de procedimentos formais no desenvolvimento da gestão das instituições por eles geridas, contribuindo, desta forma, para o direcionamento de esforços para o alcance de uma gestão de qualidade.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/5063
Other Identifiers: 2012908980
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PlanejamentoEstrategico_Santos_2016.pdfAdministração493.88 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.