Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/5061
Title: Inserção de deficientes no meio corporativo: estudo de caso no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (CREA-RN)
Authors: Nóbrega, Lucas Carvalho da
Keywords: Inserção de deficientes no mercado;Deficiência;Oportunidades;Mercado de trabalho
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: NÓBREGA, Lucas Carvalho da. Inserção de deficientes no meio corporativo: estudo de caso no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (CREA-RN). 2016. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: Dentro do contexto atual de um mercado cada vez mais competitivo, é de fundamental importância para as empresas se atentarem à detalhes os quais aumentem sua credibilidade junto aos clientes, e nesse contexto as práticas de responsabilidade social surgem como uma excelente alternativa. Uma das principais práticas socialmente responsáveis apreciadas e valorizadas é a oportunização de vagas para deficientes. Partindo desse pressuposto, o objetivo geral estabelecido dessa pesquisa foi analisar a inserção de pessoas com deficiência no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte pela percepção dos gestores e dos funcionários deficientes. Foram abordados os temas principais no referido trabalho: Recursos Humanos, Leis e Direitos Para Pessoas Deficientes, Relações Trabalhistas e Responsabilidade Social. A metodologia utilizada foi um estudo de caso quantitativo. Os resultados apontaram que deve haver um combate mais incisivo contra o preconceito ainda embutido nessa relação e que a sociedade deixa muitas lacunas quanto a educação preparatória para a transição escola- trabalho, dificultando a eficiência dessa inserção. Ao final pode-se concluir que a organização tem muito a ganhar oportunizando tais vagas, e que a mesma possui espaço para avanços quanto aos ideais de inclusão social.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/5061
Other Identifiers: 2010014235
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
InsercaoDeDeficientes_Nobrega_2016.pdfAdministração1.54 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.