Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/5051
Title: A dinâmica do trabalho terceirizado no Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Authors: Gomes, Jéssica Rios
Keywords: Terceirização;Profissionais terceirizados;Perfil do trabalhador;Terceirizado;Condições de trabalho
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: GOMES, Jéssica Rios. A dinâmica do trabalho terceirizado no Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2016. 90f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: Esta monografia analisa a dinâmica do trabalho terceirizado no Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CCSA/UFRN). Como objetivos específicos descrever o contexto organizacional do trabalho terceirizado no CCSA, traçar o perfil socioeconômico e funcional dos profissionais terceirizados, identificar a percepção dos terceirizados sobre as condições de trabalho na modalidade da terceirização, mapear os principais problemas e benefícios gerenciais gerados pela utilização do serviço terceirizado. Para tanto, realizou uma pesquisa de caráter exploratório-descritivo com abordagem quali-quantitativa, utilizando-se do estudo de caso e do levantamento (survey) como estratégia de pesquisa. Para coleta de dados utilizou-se as técnicas de entrevista e observação. Aplicou-se formulário estruturado com os trabalhadores terceirizados do CCSA/UFRN, e roteiros entrevistas com os encarregados desses trabalhadores. Como resultado da terceirização, observa-se a precarização do trabalho e insatisfação dos colaboradores terceirizados com o trabalho. Conclui-se assim que o processo da terceirização apresenta vantagens e desvantagens seja para o colaborador, seja para a instituição. Ainda assim, a terceirização ocorreu em dois setores específicos na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o setor de segurança armada e o setor de serviços gerais. Sendo que o setor de serviços gerais responsável por maior fatia dos trabalhadores do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. E estes mostram insatisfeitos com as condições de trabalhos oferecidos bem como os benefícios, apesar disso, a empresa terceirizada cumpre com seus deveres básicos do oficio. Assim, são muitas consequências benéficas da terceirização, para os interesses públicos, mas vale ressaltar que não se pode deixar que essa forma de trabalho, adaptadas às necessidades da sociedade contemporânea, tornar o trabalhador em um “sobrevivente”, já que recebem baixos salários, na maioria das vezes, e se sujeitam a condições trabalhistas inferiores.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/5051
Other Identifiers: 2012909709
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DinamicaDoTrabalho_Gomes_2016.pdfAdministração1.71 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.