Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/5049
Title: Eficiência das comarcas do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte com o uso de Análise Envoltória de Dados (DEA): uma análise por entrância para o ano de 2015
Authors: Camelo, Lia Pinheiro
Keywords: Eficiência;DEA;Comarca;MPRN
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: CAMELO, Lia Pinheiro. Eficiência das comarcas do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte com o uso de Análise Envoltória de Dados (DEA): uma análise por entrância para o ano de 2015. 2016. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) possui a atuação jurídica junto à sociedade como uma de suas principais funções, garantindo melhor aplicação das leis. Para exercer seu papel de forma eficaz, deve contar com a consonância entre a força de trabalho e a produção de atuações cíveis, extrajudiciais cíveis e penais. O presente estudo mensurou, através do método de Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis - DEA), de forma separada, a eficiência das comarcas do MPRN para o ano de 2015 para as comarcas classificadas de 1ª, 2ª e 3ª entrâncias. Entre os resultados, diagnosticou-se a baixa eficiência das comarcas supracitadas devido, nas de 1ª e 2ª entrâncias, à distribuição dos insumos e, nas de 3ª entrância, à sobrecarga de demanda do judiciário, fazendo com que a força de trabalho não consiga abarcar a quantidade de processos e procedimentos que recebe. Na pesquisa, propuseram-se algumas soluções, a exemplo da iniciativa do MPRN em busca de meios alternativos de conciliação que não envolvam, necessariamente, o poder judiciário, bem como da melhor distribuição de pessoal para as comarcas de 1ª e 2ª entrâncias.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/5049
Other Identifiers: 2013032248
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EficienciaDasComarcas_Camelo_2016Administração4.76 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.