Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/5047
Title: Avaliação dos indicadores institucionais de gestão: um estudo de caso na Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Authors: Silva, Joás Albuquerque
Keywords: Nova gestão pública;Indicadores de gestão;Avaliação
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Joás Albuquerque. Avaliação dos indicadores institucionais de gestão: um estudo de caso na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2016. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: O Setor público brasileiro vem passando nas últimas três décadas por uma série de mudanças em suas características organizacionais. Deixando de lado o modelo patrimonialista, e tentando reduzir as práticas do modelo burocrático, os órgãos públicos tem que adotar novos procedimentos em busca de uma gestão eficiente, eficaz e efetiva. Esta série de mudanças teve a denominação de Nova Gestão Pública, New Public Management ou Gerencialismo Puro. Os principais princípios norteadores para o sistema adotado estão na eficiência, que ganhou corpo com a inserção desta, como princípio explícito da Administração Pública no artigo 37 da Constituição Federal; a transparência e responsabilidade fiscal no gasto público, com a adoção da Lei complementar 101, conhecida com LRF, e o uso da expressão estrangeiro que ganhou corpo ultimamente, accountability, que induz ao processo de responsabilização dos agentes públicos. O marco destas transformações veio a partir de 2005, com a instituição do Programa Nacional de Desburocratização e Gestão Pública – GESPÚBLICA, que por meio da criação da carta de serviços ao cidadão informa para a comunidade geral seus serviços prestados, além de realizar um amplo estudo para o estabelecimento e avaliação futura de indicadores de gestão para a instituição. Desta forma, foi utilizada a metodologia do estudo de caso, por meio de pesquisa documental, com a verificação dos Relatórios de Gestão e o Plano de Desenvolvimento Institucional da organização com o objetivo realizar uma avaliação institucional por meio dos indicadores existentes e por final, propor possível sugestão para a continuidade do desenvolvimento da UFRN. Verificou-se por fim o nível de crescimento dos indicadores de gestão da UFRN em uma série histórica de anos.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/5047
Other Identifiers: 2011033907
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JoásAS_Monografia.pdfAdministração820.31 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.