Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/5043
Title: O impacto da implementação do processo judicial eletrônico na eficiência da justiça do trabalho do Rio Grande do Norte
Authors: Pereira, Raiane Nayara Silva
Keywords: Processo judicial eletrônico;Eficiência;Análise envoltória de dados
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: PEREIRA, Raiane Nayara Silva. O impacto da implementação do processo judicial eletrônico na eficiência da justiça do trabalho do Rio Grande do Norte. 2016. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: O objetivo deste trabalho é analisar o impacto da implementação do Processo Judicial Eletrônico (PJE) nas varas de trabalho do Rio Grande do Norte, a partir do Índice de Malmquist, que compara a evolução das eficiências destas varas trabalhistas mensuradas pelo método de Análise Envoltória de Dados (DEA), para os anos de 2011 e 2015, período no qual se deu a adoção do PJE. Para tanto, com o método DEA, com retornos constantes de escala e orientação ao produto, avaliou- se a eficiência relativa das varas trabalhistas, sob duas óticas: uma primeira baseada no volume processual e, uma segunda, considerando tanto o volume processual quanto a força de trabalho. Assim, as variáveis de insumos (inputs) utilizadas foram: o quantitativo de casos novos; e de casos pendentes de solução, no primeiro modelo, acrescentando-se o número de servidores e magistrados, no segundo. Para ambos os modelos considerou-se como produto (output), o número de processos solucionados. Por fim, o Índice de Malmquist analisa a evolução da fronteira de eficiência e o efeito emparelhamento de cada vara trabalhista, entre os anos de 2011 e 2015. Os resultados apontaram que a adoção do Processo Judicial Eletrônico não proporcionou uma melhora generalizada de eficiência, visto que apenas algumas varas obtiveram progressão em seus índices de produtividade.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/5043
Other Identifiers: 2013035419
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ImpactoDaImplementacao_Pereira_2016.pdfAdministração1.07 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.