Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/5014
Title: HOPE: estudo preliminar de um hospital especializado em oncologia pediátrica para Natal/RN
Authors: Santos, Iasmim Maria Soares dos
Keywords: Arquitetura hospitalar - Monografia;Humanização - Monografia;Hospital especializado - Monografia;Oncologia pediátrica - Monografia
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SANTOS, Iasmim Maria Soares dos. HOPE: estudo preliminar de um hospital especializado em oncologia pediátrica para Natal/RN. 2017. 94f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: A preocupação com a qualidade do ambiente hospitalar a cada dia ganha destaque no âmbito do desenvolvimento de projetos, e dessa forma cresce a necessidade de edificações que contribuam para o processo de recuperação dos pacientes. Uma das formas de colaborar para essa melhora se dá por meio da humanização, seja do serviço prestado e/ou da estrutura física do local. Nesse sentido, a arquitetura hospitalar humanizada tem um papel imprescindível, uma vez que para a criação de ambientes são levados em consideração os aspectos físicos, psicológicos, sociais, emocionais e éticos dos usuários, o que proporciona a concepção de espaços que ofereçam as condições necessárias tanto aos profissionais da saúde quanto aos enfermos. Assim, o presente trabalho tem como objetivo projetar um hospital especializado, a nível de estudo preliminar, com foco na humanização, a fim de contribuir para o tratamento oncológico pediátrico, a partir do estudo sobre humanização na arquitetura de estabelecimentos assistenciais de saúde, das normas e legislação pertinentes, e assim, poder criar ambientes que sejam de apoio físico e psicológico tanto para os pacientes quanto para seus acompanhantes, além do desenvolvimento projetual arquitetônico focado na expansibilidade e flexibilidade. Portanto, se justifica pela ausência na cidade de Natal/RN de um hospital humanizado para o tratamento de neoplasia e, principalmente voltado para o público infanto-juvenil.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/5014
Other Identifiers: 2012910334
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HospitalOncologiaPediatria_Santos_2017.pdfTFG Completo: banner, pranchas e parte teórica229,3 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.