Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/5011
Title: Anteprojeto de uma instituição de longa permanência para idosos em Natal/RN
Authors: Costa, Maria Vitória Bandeira de Melo
Keywords: Lar para idosos - Arquitetura - Monografia;Terceira idade - Habitação para idosos - Monografia;Espaço geriátrico - Monografia
Issue Date: 30-Jun-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: COSTA, Maria Vitória Bandeira de Melo. Anteprojeto de uma instituição de longa permanência para idosos em Natal/RN. 2017. 96f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: O envelhecimento da população, tanto no Brasil como em todo mundo, vem se tornando uma realidade nos dias atuais. De acordo com dados obtidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de pessoas acima de 60 anos de idade duplicou entre os anos de 1991 e 2011. A tendência do envelhecimento da população já vem sendo notada pelo Censo desde o ano de 2002. Esta mudança vem sendo comprovada por diversos fatores, principalmente pelos resultados alcançados entre comparações de dados quantitativos sobre o assunto. De acordo com o Censo, a participação do grupo de até 24 anos decaiu cerca de 10% em 10 anos, e a idade média da população brasileira passou de 29,4 anos para 33,1 neste mesmo intervalo, fortalecendo ainda mais a conjectura do envelhecimento populacional no Brasil. Além disso, a marginalização do idoso na sociedade é um fato e existe necessidade óbvia de uma discussão sobre o assunto e da criação de um espaço que os acolha da melhor maneira possível. O fato é que a dinâmica social vem sendo desmontada e reconstruída, como sempre foi e sempre vai ser, e precisa ser analisada para ser entendida e enfrentada. Precisa-se, principalmente, desfazer os preconceitos e estereótipos acerca da velhice para que se possa enfrentar o futuro da sociedade de maneira ciente. Dessa forma, o objetivo geral deste trabalho é elaborar um anteprojeto de um Instituição de Longa Permanência para idosos na cidade de Natal no Rio Grande do Norte que venha atender a esta crescente demanda. Para sua elaboração foi adotada como metodologia o estudo referencial teórico através de livros, reportagens e dados do IBGE sobre o assunto, além do estudo referencial prático direto, com visita ao Instituto Juvino Barreto e da análise formal e funcional dos projetos referenciais indiretos. Assim, foi proposto equipamento contendo 3 blocos edificados, que oferecerão moradia aos idosos, com apoio médico, de lazer e espiritual.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/5011
Other Identifiers: 2011050523
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Download File.pdfPranchas técnicas13.93 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
InstituicaoLongaPermanenciaIdosos_Costa_2017.pdf9.76 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.