Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4998
Title: Condições higiênico-sanitárias de uma unidade de alimentação e nutrição hospitalar: manipuladores em foco
Authors: Ribeiro, Ellane Sabryna Sena
Keywords: Manipuladores de alimentos; Alimentação coletiva;Condições higiênico sanitárias; uan hospitalar; Segurança dos alimentos;;Food handlers ; Food safety; Sanitary hygienic conditions;
Issue Date: 6-Oct-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: RIBEIRO, Ellane Sabryna Sena. Condições higiênico-sanitárias de uma unidade de alimentação e nutrição hospitalar: manipuladores em foco. 2017. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Curso de Nutrição, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: No hospital, o Serviço de Nutrição e Dietética é o setor em que são desenvolvidas as atividades relacionadas à alimentação e nutrição, tanto dos pacientes como dos seus acompanhantes e colaboradores do hospital.O cuidado com a segurança dos alimentos no ambiente hospitalar é de importância fundamental, uma vez que os alimentos ali preparados são, na maioria das vezes, direcionados a pacientes com imunidade debilitada e susceptíveis a contrair doenças transmitidas pelos alimentos (DTA), com consequências mais graves. Foi avaliado as condições higiênico-sanitárias de uma UAN hospitalar, bem como os conhecimentos dos manipuladores de alimentos sobre as boas práticas e as atitudes autorreferridas. Os resultados do presente estudo demonstram que a unidade de alimentação e nutrição do Hospital Universitário Onofre Lopes, encontra-se em condições higiênico-sanitárias satisfatórias, apresentando uma média geral de 71,37% de adequação. Em relação aos conhecimentos e atitudes dos manipuladores de alimentos, a média geral de adequação foi considerada satisfatória. No entanto, foram observadas dificuldades em alguns itens importantes, A falta de domínio dos manipuladores em relação a assuntos pertinentes as sua rotina de trabalho, demonstram debilidades no conhecimento, que se refletem em atitudes erradas, representando riscos à saúde do próprio manipulador e dos comensais.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4998
Other Identifiers: 2013083695
Appears in Collections:Nutrição

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Condiçõeshigiênico-sanitárias_2017_Trabalho de Conclusão de Curso.pdf864.19 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons