Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4989
Title: Análise da relação entre sucesso acadêmico, estilos de aprendizagem e metodologias de ensino adotadas no curso de Ciências Contábeis da UFRN
Authors: Santos, Lorena Ingrid de Lima e
Keywords: Estilos de aprendizagem;Metodologias de ensino;Insucesso acadêmico
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SANTOS, Lorena Ingrid de Lima e. Análise da relação entre sucesso acadêmico, estilos de aprendizagem e metodologias de ensino adotadas no curso de Ciências Contábeis da UFRN. 2017. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: Este estudo visou analisar a relação entre o insucesso acadêmico, os estilos de aprendizagem e as metodologias de ensino mais adotadas no Curso de Ciências Contábeis da UFRN. A pesquisa caracterizou-se como um estudo formal, transversal, de comunicação, ex post facto e com propósito causal-explanatório. Em análise, 185 alunos participaram da pesquisa, compreendendo 51,82% do universo. As cinco disciplinas com maior relevância representam 22,26% de 10.766 casos de insucesso. Dos professores que lecionaram nestas disciplinas, 71% participaram deste estudo. Como resultado, foi averiguado que o perfil de aprendizagem discente e docente é predominantemente Assimilador. Os perfis dos alunos e professores, não divergem relevantemente, desta forma, este fator não se apresenta significativo. As metodologias de ensino mais adotadas favorecem os perfis Assimilador e Convergente, sendo esse o grupo de alunos com maior facilidade para resolver avaliações discursivas. Há compatibilidade entre a forma de ministrar a aula com a maneira de como as provas são estruturadas, portanto este não é um fator de insucesso. Também foi constatado que as metodologias aplicadas nestas disciplinas não modificaram as suas estratégias de ensino em 55% dos professores entrevistados, este fato não favoreceu a aprendizagem desses estudantes. Conclui- se, então, que não existe um estilo de ensinar didaticamente que contemple a todos, no entanto, pode-se ultrapassar esse obstáculo desde que o aluno esteja incentivado a aprender e o docente flexibilize sua maneira de ensinar, sempre em busca de regular suas estratégias de ensino de modo que dialogue com o perfil de seu alunado.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4989
Other Identifiers: 2013034304
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LorenaILS_Monografia.pdfCiências Contábeis 601.7 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.