Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4981
Title: Educação fiscal: um estudo sobre a percepção dos alunos de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte sobre Educação Fiscal
Authors: Ribeiro, Roberto Cardoso
Keywords: Educação Fiscal;Impostos;Ensino superior;Fiscalização
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: RIBEIRO, Roberto Cardoso. Educação fiscal: um estudo sobre a percepção dos alunos de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte sobre Educação Fiscal. 2017. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: O Brasil vem atualmente enfrentando grandes mudanças nas mais diversas áreas, a economia vem se mantendo estável com leves sinais de recuperação; nesse momento se fala muito sobre a corrupção na área pública e privada do país. A corrupção faz com que recursos que deveriam ser usados em favor da sociedade seja desviado para poucos; nesse contexto, o contribuinte não se vê confortável em pagar impostos, já que sua contribuição pode estar sendo utilizada indevidamente. Mas os impostos têm papel fundamental para a sociedade, pois é ele o responsável por manter todos os serviços básicos da sociedade como saúde, segurança e educação, mesmo que ainda de forma precária. É notável a importância dos impostos para todos, portanto o cidadão deve ter em mente que essa contribuição irá beneficiá-lo. Essa conscientização deve partir da formação base do cidadão, e cabe ao Governo incentivar a implementação dos programas de Educação Fiscal, buscando conscientizar o cidadão nessa temática. Este estudo busca avaliar a percepção dos alunos de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte nesse tema na busca da prática da cidadania, na cobrança e acompanhamento dos recursos públicos. Os programas de Educação Fiscal devem ter caráter permanente, já que essa é a única maneira de combater a corrupção e de reduzir a desigualdade social no país.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4981
Other Identifiers: 2011031475
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RobertoCR_Monografia.pdfCiências Contábeis 512.89 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.