Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4980
Title: Execução orçamentária das funções de infraestrutura: ranking de desempenho dos estados e o Distrito Federal (2012-2015)
Authors: Medeiros, Rayane Kaline Silva de
Keywords: Avaliação de desempenho;Funções de infraestrutura;Estados e Distrito Federal
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: MEDEIROS, Rayane Kaline Silva de. Execução orçamentária das funções de infraestrutura: ranking de desempenho dos estados e o Distrito Federal (2012-2015). 2017. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: O objetivo geral desta pesquisa é elaborar o ranking de desempenho dos governos dos Estados e do Distrito Federal na alocação dos recursos financeiros por meio da execução orçamentária da despesa nas funções de infraestrutura, no período de 2012 a 2015, com métrica de gestão por índice. Foi utilizado o método empírico-analítico com suporte da Teoria da Agência, da Teoria dos Stakeholders e revisão de literatura sobre indicadores de desempenho. Os dados da execução orçamentária das despesas foram extraídos do sítio eletrônico da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Os resultados evidenciaram com base no Índice de Desempenho das Funções de Infraestrutura dos Estados e do Distrito Federal (IDFI), do período de 2012 a 2015, que o Estado do Acre, seguido dos Estados de Roraima e Mato Grosso do Sul obtiveram as primeiras posições no ranking de desempenho na alocação dos recursos financeiros por meio da execução orçamentária da despesa nas funções de infraestrutura (melhor desempenho) e nas últimas posições (piores desempenhos) ficaram respectivamente os Estados do Paraná (25ª), Minas Gerais (26ª) e Rio Grande do Sul (27ª). O estudo contribui com a diminuição da assimetria informacional que ocorre entre os gestores e cidadãos no tocante ao conhecimento da gestão dos recursos de forma comparativa entre os Estados e o Distrito Federal. A avaliação da alocação dos recursos financeiros com as funções de infraestrutura dos governos por indicadores de desempenho representa uma forma de avaliar o desempenho da gestão pública.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4980
Other Identifiers: 2012966910
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RayaneKSM_Monografia.pdfCiências Contábeis 419.65 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.