Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4977
Title: Avaliação da eficiência econômica de um grupo de empresas de confecções utilizando o método análise envoltória de dados (DEA)
Authors: Chaves, Mateus Fernandes
Keywords: Sobrevivência;Empresas;Variáveis;Eficiência
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: CHAVES, Mateus Fernandes. Avaliação da eficiência econômica de um grupo de empresas de confecções utilizando o método análise envoltória de dados (DEA). 2017. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: Com toda complexidade e falta de conhecimento técnico que compreende grande parte dos gestores no Brasil, assim como, um momento crítico de sobrevivência atrelada a busca pela mais eficiente forma de gestão é que muitas empresas se viram obrigadas a aderir a formas de controle, com a finalidade de obter melhor administração financeira, evitar desperdício e estabelecer normas de avaliação e tratamento das demonstrações contábeis. A partir disso, o presente trabalho pretende avaliar o desempenho e eficiência de um grupo de empresas do setor de confecções, intituladas como DMUs, no período compreendido entre os anos de 2014 a 2016, através do método Análise Envoltória de Dados. Os dados foram obtidos dos relatórios financeiros e contábeis de cada empresa. Com relação a tipologia, realizou-se uma pesquisa descritiva e adotou-se uma abordagem quantitativa, através de ferramentas estatísticas. Foram selecionadas variáveis de entradas, como, número de empregados, despesas operacionais e também variáveis de saídas, como, valor bruto de vendas, número de clientes. Depois de selecionadas as variáveis, utilizou-se o software DEA-Solver para rodar os dados. O melhor modelo encontrado foi o CCR com orientação a inputs e a análise apontou o modelo de eficiência econômica para a DMU Canguaretama, localizada na fronteira de eficiência, por apresentar as melhores práticas. O resultado encontrado apontou como alvos para corrigir as ineficientes, uma redução dos custos operacionais de produção, ou de modo inverso, buscar aumentar o nível de vendas.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4977
Other Identifiers: 2011060584
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MateusFC_Monografia.pdfCiências Contábeis 179.97 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.