Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4976
Title: Novo relatório dos auditores independentes: um estudo sobre os principais assuntos de auditoria nas companhias listadas na BMF&FBOVESPA
Authors: Tavares, Laisla Crislayne Câmara
Keywords: Auditoria;Principais assuntos de auditoria;Novo relatório de auditoria;Relatório de auditoria
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: TAVARES, Laisla Crislayne Câmara. Novo relatório dos auditores independentes: um estudo sobre os principais assuntos de auditoria nas companhias listadas na BMF&FBOVESPA. 2017. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: O papel da auditoria é emitir opinião, por meio de relatório, sobre as demonstrações contábeis, baseando-se nas análises das conclusões alcançadas pelas evidências do trabalho do auditor. Assim, a auditoria tem papel fundamental na economia, com a função de trazer ao mercado uma maior transparência sobre a realidade patrimonial e a capacidade de geração de lucros das empresas. Diante disso, e sabendo ainda da crise econômica que o país enfrenta, onde o mercado é afetado pela corrupção e falta de transparência, ocasionando insegurança em toda sociedade e, principalmente, aos investidores, surge o NRA – Novo Relatório de Auditoria com aplicabilidade aos relatórios referentes às demonstrações contábeis de 31 de dezembro de 2016. O NRA busca aumentar o valor agregado do relatório de auditoria, tornando-o mais proveitoso e transparente aos usuários, reportando informações complementares às demonstrações, que antes eram desconhecidas pelos usurários, a fim apresentar mais claramente a realidade financeira e patrimonial da empresa auditada. Dentre as mudanças ocorridas, tem-se a inclusão do parágrafo de principais assuntos de auditoria, onde o auditor deverá relatar e destacar os principais assuntos auditados de acordo com o seu julgamento profissional, e deverá também indicar o motivo porque foi considerado como um assunto de maior importância para a auditoria. Levando em consideração que essa é uma temática recente e que esse é o primeiro ano de aplicabilidade no Brasil, faz-se necessário um estudo que aponte a atuação das empresas de auditoria em relação a essa mudança. Diante disso, o objetivo desse trabalho é apontar quais os principais assuntos de auditoria (PAA’s) nas companhias abertas brasileiras e avaliar possíveis descumprimentos da NBC TA 701 – Principais Assuntos de Auditoria. Para tanto, os dados foram coletados de uma amostra de 50 empresas de segmentos diversos da BM&F Bovespa e analisados qualitativamente. Para os resultados foram observados Reconhecimento de Receitas e Impairment como assuntos mais abordados e o descumprimento da NBC TA 701 em aspectos estruturais.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4976
Other Identifiers: 2011031715
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LaislaCCT_Monografia.pdfCiências Contábeis 1.09 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.