Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4974
Título: Demonstração do valor adicionado – DVA: instrumento utilizado como forma de aferição da riqueza gerada no setor de seguros no Brasil
Autor(es): Silva, José Maury Halleson Melo da
Palavras-chave: Demonstração do valor adicionado;Formação de riqueza;Distribuição de riqueza
Data do documento: 2017
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SILVA, José Maury Halleson Melo da. Demonstração do valor adicionado – DVA: instrumento utilizado como forma de aferição da riqueza gerada no setor de seguros no Brasil. 2017. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: A Demonstração do Valor Adicionado – DVA é um instrumento que é utilizado pelas organizações com o intuito de demonstração pública, por meio do balanço social, dos seus compromissos e responsabilidades com o meio no qual estão inseridas. Esta é uma demonstração, cujo objetivo é de demonstrar como a riqueza de uma empresa é formada e distribuída entre os seus usuários internos e externos. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa foi de analisar por meio da Demonstração do Valor Adicionado a produção e distribuição da riqueza de cinco empresas do setor de Seguros no Brasil nos anos de 2011 a 2016 e de comparar os resultados encontrados com os de outros segmentos. Em relação aos meios de investigação, foi feito um estudo bibliográfico sobre a DVA, por meio de livros e artigos, e uma pesquisa documental, nas demonstrações de valores adicionados disponibilizadas no sítio da CVM, para análise dos indicadores relacionados à produção e distribuição de riquezas. Assim, a pesquisa foi caracterizada como descritiva. Verificou-se que a maior parte da riqueza do setor estudado destina-se em primeiro lugar a Remuneração dos capitais próprios, em segundo lugar aos Impostos, Taxas e contribuições, em terceiro lugar ao Pessoal e por último com o menor percentual de destinação a Remuneração do capital próprio. Foi constatado após a comparação dos resultados encontrados com os de outras pesquisas que o item Remuneração de Capitais Próprios aparece em primeiro lugar com maior destinação do valor adicionado distribuído em dois setores, o de Seguros e o de Energia. E o item que foi identificado em dois setores (Energia e Telefonia) com menor destinação do valor adicionado distribuído foi o de Pessoal.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4974
Outros identificadores: 2010014685
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoséMHMS_Monografia.pdfCiências Contábeis 727,3 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.