Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4972
Título: Fatores determinantes do nível de divulgação do CPC 07 - subvenção e assistência governamentais: um estudo nas concessionárias brasileiras de águas e esgotos em regime de sociedade anônima
Autor(es): Rocha, Fernando Barreto de Almeida
Palavras-chave: Águas e esgotos;Subvenção governamental;Evidenciação
Data do documento: 2017
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: ROCHA, Fernando Barreto de Almeida. Fatores determinantes do nível de divulgação do CPC 07 - subvenção e assistência governamentais: um estudo nas concessionárias brasileiras de águas e esgotos em regime de sociedade anônima. 2017. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis, Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo identificar quais são os fatores determinantes do nível de divulgação das subvenções governamentais e identificar o nível de evidenciação das subvenções nas concessionárias brasileiras de águas e esgotos em regime de sociedade anônima, utilizando um indicador de evidenciação em conformidade com o CPC 07 (R1), calculado de acordo com análises realizadas nas demonstrações financeiras e notas explicativas publicadas no Sistema nacional de informações sobre saneamento (SNIS), gerando um check list de 8 itens construído com a variável dummy em um período de 5 anos, compondo com uma amostra de 75 companhias. O trabalho caracterizou-se como descritivo, e em relação à obtenção dos dados identificou como documental, e a abordagem do problema como qualitativa. No geral, os resultados indicam que os fatores que determinam o índice de evidenciação das subvenções governamentais são o tamanho da subvenção, se a empresa está listada na CVM, se a entidade é privada, se é regulada e se contabiliza a subvenção no passivo.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4972
Outros identificadores: 2013035491
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FernandoBAR_Monografia.pdfCiências Contábeis 2.25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.