Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4970
Title: Avaliação periodontal e autopercepção de idosos residentes em instituição de longa permanência
Authors: Moreira, Felipe Americo
Keywords: Índice Periodontal;Autoimagem;Instituição de Longa Permanência para Idosos.
Issue Date: 20-Jun-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: MOREIRA, Felipe Americo. Avaliação periodontal e autopercepção de idosos residentes em instituição de longa permanência. 2017. Monografia (Graduação) - Departamento de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: O aumento da expectativa de vida e o desenvolvimento da odontologia nas últimas décadas aumentou a longevidade dos elementos dentários em idosos, crescendo assim, a demanda por tratamento periodontal. O presente estudo teve como objetivo fazer uma avaliação da condição periodontal de uma população de idosos residentes em uma instituição de longa permanência na cidade de Natal. Do total de 69 idosos, 11 foram considerados dentados sendo 4 entre 60 e 75 anos de idade e 7 acima de 75 anos. A análise foi realizada observando os seguintes parâmetros: registro de presença sangramento à sondagem, presença de cálculo dentário, presença de bolsa periodontal, presença de perda de inserção periodontal. Houve uma breve pesquisa sobre autopercepção com três perguntas sobre autopercepção e uma sobre frequência de visita ao dentista e em seguida foi aplicado o Índice periodontal Comunitário (CPI) e a Perda de Inserção Periodontal (PIP). O estudo sugeriu que idosos de faixa etária menos avançada possuem uma maior prevalência doença periodontal e, portanto necessitam de uma maior atenção à sua saúde. Existe a necessidade de um maior número de ações de promoção em saúde bucal do idoso para a melhoria da autopercepção, transformando ele em um aliado para a diminuição da prevalência de doenças periodontais. Observou-se a necessidade do aumento do acesso do idoso à odontologia para tratamentos curativos no sistema público de saúde. Portanto, a proposta desse trabalho foi avaliar as condições periodontais de idosos residentes em instituições de longa permanência.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4970
Other Identifiers: 2011034922
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
[2017.1] Avaliação periodontal e autopercepção de idosos residentes em instituição de longa permanência.pdfTrabalho de conclusão de curso - odontologia 2017.1303.88 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.