Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4955
Title: Maximização do retorno em carteira de investimento em ações do mercado à vista aplicada pelo modelo Markowitz: um modelo de programa linear
Authors: Pinto, Douglas Ferreira
Keywords: Investimentos;Mercado de ações;Teoria de Markowitz;Programação linear
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: PINTO, Douglas Ferreira. Maximização do retorno em carteira de investimento em ações do mercado à vista aplicada pelo modelo de Markowitz: um modelo de programação linear. 2017. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: Este trabalho tem por objetivo calcular qual é a composição de investimentos em ações do mercado à vista que maximize o retorno da carteira sob as premissas do modelo Markowitz e modelagem de programação linear. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva e análise quantitativa empírica aplicada a um estudo de caso múltiplo, pois decorre de um ensaio científico. Essa metodologia foi em virtude dos critérios adotados na definição do universo e amostra, onde foram escolhidas aleatoriamente 15 ações que são comercializadas no mercado de ações à vista, de maneira que possa obter uma resposta para o objetivo desta monografia. O resultado do estudo foi considerado satisfatório, uma vez que a composição da carteira sugerida como ótima obteve um retorno superior ao investimento da poupança. A carteira proposta para 2016, com base na modelagem da programação linear obtida com as séries históricas de 2014 e 2015, conseguiu reduzir o risco de 8,62% para 6,87% a.m., ou seja, uma redução de 1,75 pontos percentuais no risco da carteira mensal. Em relação ao retorno houve também uma diminuição de 4,00% para 3,37%, ou seja, uma redução de 0,63 pontos percentuais por mês. O desempenho acumulado, através dos ajustes propostos pelo modelo em cada período, a carteira de investimento otimizada obteve uma rentabilidade de 48,83% ao final de 2016. Já o IBOV, ativo comercializado na bolsa de valores, que é composto de um fundo de investimento de várias ações de empresas, obteve no mesmo período uma rentabilidade de 41,06%. E a poupança, sobre rendimento acumulado, rendeu 6,17% nessa mesma série temporal. Desta forma, sob condições comparativas, é possível verificar que a carteira de investimento proposta possuiu um retorno estimado superior de quase 19% acima do resultado apresentado pelo IBOV no decurso de 2016, conforme evidenciado no gráfico disposto abaixo. Deste modo, pode-se verificar que a utilização da programação linear, adotada as premissas da teoria das carteiras de Markowitz, traz como benefício ao investidor uma ferramenta de apoio para subsidiar suas decisões para composição de investimentos do mercado de ações à vista de forma controlada e mais racional.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4955
Other Identifiers: 2014082638
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DouglasFP_Monografia.pdfCiências Contábeis 1.21 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.