Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4944
Title: Percepção dos discentes do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte acerca da educação fiscal
Authors: Rolemberg, Andrei Lucas Moraes
Keywords: Educação fiscal;Discentes;Importância;Conhecimentos
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: ROLEMBERG, Andrei Lucas Moraes. Percepção dos discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte acerca da educação fiscal. 2017. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: A Educação Fiscal é um instrumento imprescindível para a construção do cidadão e do profissional contábil, porém é necessário também que os acadêmicos de Ciências Contábeis tenham estímulos e empenho para estudar sobre a temática. Considerando isso, esse presente trabalho tem como objetivo a análise da percepção dos estudantes de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte acerca da Educação Fiscal. Para se chegar ao resultado da pesquisa, foram analisadas as opiniões acerca da relevância do tema abordado, assim como os seus conhecimentos sobre conteúdos disciplinados na matéria em questão. Foi utilizado também para a pesquisa o cruzamento dos dados, a fim de averiguar a relação entre os semestres dos alunos e o rendimento no teste de conhecimentos, como também o desempenho dos estudantes com o fato de eles já terem cursado a disciplina ou não. Através do cálculo amostral, 105 alunos entre o 6º ao 10º período do curso foram escolhidos aleatoriamente para representar a população da pesquisa. Os resultados indicam que os alunos possuem boas percepções acerca da Educação Fiscal e que seus conhecimentos acerca do tema são satisfatórios. A pesquisa mostra também que o desempenho dos alunos independe deles já terem estudado a matéria durante o curso ou não. Percebe-se então através desse trabalho que o governo federal deveria investir mais na Educação Fiscal aos alunos universitários de Ciências Contábeis, já que os mesmos percebem a relevância da disciplina para suas vidas, mas não possuem elevados conhecimentos sobre os conteúdos da disciplina.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4944
Other Identifiers: 2013033942
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AndreiLMR_Monografia.pdfCiências Contábeis 1.2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.