Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4935
Title: Performance econômico-financeira da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte: uma análise comparativa dos períodos 2014 a 2016 frente à CAGECE
Authors: Sidon, Charlie César de Oliveira
Keywords: Análise das demonstrações contábeis;Situação econômico-financeira;CAERN;CAGECE
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SIDON, Charlie César de Oliveira. Performance econômico-financeira da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte: uma análise comparativa dos períodos 2014 a 2016 frente à CAGECE. 2017. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: O presente trabalho analisa a situação econômico-financeira da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), principal companhia de abastecimento de água do estado cuja finalidade é atender toda a população do Rio Grande do Norte com seus serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto. Neste sentido compara-se também a situação econômico-financeira da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE), para realização de uma análise comparativa entre elas. Para tanto são utilizadas técnicas de análise das demonstrações contábeis, como análise vertical, análise horizontal, liquidez imediata, liquidez corrente, liquidez seca, liquidez geral, participação de capitais de terceiros, participação de capitais de terceiros sobre recursos totais, composição do endividamento, margem líquida, giro do ativo, ROI e ROE. Para a realização deste trabalho, a metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica quantitativa, onde foi feito um estudo de caso analisando os anos de 2014, 2015 e 2016. A análise dos indicadores nos permite afirmar que a empresa CAERN possui bons índices de liquidez, que demonstram que a empresa tem um ativo circulante superior a seu passivo circulante, já seu resultado do exercício apresenta crescentes prejuízos. Com base nas informações levantadas nesse estudo, apresentam-se sugestões aos gestores para que as empresas citadas possam ter uma melhor eficiência econômico-financeira.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4935
Other Identifiers: 2012979104
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CharlieCOS_Monografia.pdfCiências Contábeis 1.47 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.