Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4920
Title: Qualidade de serviços e acessibilidade em companhias aéreas na percepção dos portadores de necessidades especiais: um estudo na Latam, Gol, Azul e Avianca
Authors: Nepomuceno, Thaís Feliciano
Keywords: Turismo;Qualidade dos serviços;Acessibilidade;Companhias aéreas
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: NEPOMUCENO, Thaís Feliciano. Qualidade de serviços e acessibilidade em companhias aéreas na percepção dos portadores de necessidades especiais: um estudo na Latam, Gol, Azul e Avianca. 2016. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: O presente trabalho tem por objetivo verificar a importância do transporte aéreo na atividade turística; a infraestrutura interna do avião (descrevendo como se encontra) para atender o Portador de Necessidade Especial (PNE) (respaldando-se na legislação brasileira, autores de acessibilidade nos transportes, sites oficiais dos órgãos nacionais (ANAC, INFRAERO, SAC, DECEA e FNAC), empresas aéreas e fabricantes de aeronaves (EMBRAER, BOEING, AIRBUS), dados de institutos, por exemplo, IBGE e entrevista com diretores das companhias aéreas que atuam no aeroporto de São Gonçalo do Amarante/ RN) e identificar o órgão responsável pelas companhias aéreas nacionais e os usuários desse transporte. Para constituir a perquisição foi aplicado um questionário com os portadores de necessidades especiais e um a entrevista com os gestores das CIAS em abril e julho de 2016. O estudo observou equívocos acometidos pelas companhias por lacunas nas normas estabelecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e problemas que não compete as CIAS e a ANAC, pois são problemas gerados pelas indústrias aéreas, quanto ao passageiro PNE o trabalho relata suas dificuldades. O estudo desfecha com a satisfação mediana dos PNEs e fornece sugestões de melhorias que podem ser resolvidas a curto e longo prazo pelas empresas GOL, LATAM, Azul e Avianca e órgão nacional.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4920
Other Identifiers: 2013036550
Appears in Collections:Turismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ThaísFN_Monografia.pdfTurismo2.14 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.