Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4914
Title: Amenities como estratégia de marketing e satisfação de clientes: análise dos produtos de higiene pessoal em hotéis (via costeira - Natal/RN)
Authors: Silva, Míriam Rayane
Keywords: Marketing estratégico;Amenities;Meios de hospedagem;Qualidade;Satisfação do cliente
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Míriam Rayane. Amenities como estratégia de marketing e satisfação de clientes: análise dos produtos de higiene pessoal em hotéis (via costeira-Natal/RN). 2016. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: Os meios de hospedagem convivem em um ambiente de alta competitividade. Por isso, devem estar atentos de que é preciso oferecer qualidade contínua em todos os seus processos, buscando estratégias e diferenciais para se destacarem em meio à grande concorrência. Além disso, tem-se constatado que as empresas hoteleiras estão cada vez mais buscando recursos para fidelizar cada um de seus hóspedes. A busca por excelência nos serviços e a qualidade dos produtos oferecidos têm sempre como foco a satisfação e fidelização do cliente. Os amenities, produtos de higiene pessoal disponibilizado aos hóspedes pelos estabelecimentos de hospedagens, se tornaram produtos de alto valor agregado para mimar, encantar e fidelizar os hóspedes, além de dar maior visibilidade para os estabelecimentos de hospedagem. Sabendo disso, este estudo descritivo-exploratório de abordagem qualitativa consiste numa análise da qualidade dos amenities disponibilizados aos hóspedes pelos hotéis da Via Costeira-Natal/RN. Foi utilizada para a coleta de dados a técnica de “teste cego”, na qual especialistas de marketing tinham os olhos vendados e desta forma tiveram que analisar, utilizando o tato e o olfato, o formato e a fragrância dos produtos. Em seguida, foi realizado o grupo focal, onde foi utilizado para o levantamento dos dados um guia com perguntas abertas. A técnica de análise dos dados foi realizada através da análise de conteúdo. Os resultados foram adquiridos através da percepção de 21 especialistas de marketing, apurando o entendimento que eles possuem dos conceitos que foram investigados. Conclui-se que os hotéis da Via Costeira-Natal/RN, ainda não perceberam o quanto é fundamental investir na qualidade dos amenities como atrativos e que o conceito de marketing estratégico não vem sendo priorizado como ferramenta de auxílio.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4914
Other Identifiers: 2013033666
Appears in Collections:Turismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MíriamRS_Monografia.pdfTurismo925.48 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.