Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4892
Title: Gestão pública em turismo: o olhar dos empresários locais sobre as potencialidades turísticas no município de Serra de São Bento/RN
Authors: Silva, Rejane Marcolino da
Keywords: Turismo;Potencialidades turísticas;Divulgação;Serra de São/RN
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Rejane Marcolino da. Gestão pública em turismo: o olhar dos empresários locais sobre as potencialidades turísticas no município de Serra de São Bento/RN. 2016. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: O turismo é uma atividade praticada em todo o mundo e que tem relação com meio social, tecnológico, político e cultural, sua consequência é o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda nas regiões onde está inserido, os atrativos naturais são elementos da atividade turística que demasiadamente são transformados em produtos turísticos, visto isso, esse estudo buscou analisar a gestão de turismo sobre o olhar dos empresários locais da cidade de Serra de São Bento - RN, bem como verificar a visão da gestão municipal de turismo, apontando sua percepção em relação a atividade turística do município. O trabalho verificou quais são as potencialidades turísticas da região visando caracterizar o turismo na cidade, com uma abordagem qualitativa descritiva simples, com aplicação de questionários contendo perguntas abertas e fechadas para os empresários locais. Os resultados obtidos pela caracterização do turismo na região em sua maioria foi o turismo de eventos em função da procura por empreendimentos para a realização de casamentos, aniversários, entre outros. Já as questões analisadas sobre a avaliação da gestão municipal, parcerias, divulgação do destino, quais as potencialidades turísticas e, os problemas e benefícios gerados pelo turismo na região, como os empresários locais veem a atividade turística, ao longo da pesquisa. A divulgação do destino é um dos interesses dos questionados, em razão da existência de poucas ações de divulgação. No entanto, foi observado o desenvolvimento de projetos visando à criação de equipamentos de lazer e saúde, e a elaboração de um roteiro turístico no intuito de atrair turistas estrangeiros que se encontram na cidade de Pipa – RN. No entanto, conclui-se que a cidade Serra de São Bento – RN possui potencialidades turísticas para desenvolver o turismo, tendo como principal características suas belezas naturais, seu agradável clima e sua excelente gastronomia local.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4892
Other Identifiers: 2012963042
Appears in Collections:Turismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RejaneMS_Monografia.pdfTurismo793.9 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.