Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4876
Title: A importância da atuação da Instância de Governança Regional de Turismo do Pólo Seridó/RN para o desenvolvimento turístico da região
Authors: Lima, Lidenilza Soares de
Keywords: Políticas públicas de turismo;Instância de Governança Regional;Desenvolvimento turístico;Seridó
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: LIMA, Lidenilza Soares de. A importância da atuação da Instância de Governança Regional de Turismo do Pólo Seridó/RN para o desenvolvimento turístico da região. 2015. 84f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Portuguese Abstract: As políticas públicas de turismo no Brasil tornaram-se visíveis a partir da criação do Ministério do Turismo em 2003, e com o Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil que foi lançado em 2004 na perspectiva de fomentar a organização de conselhos regionais e da gestão da atividade turística para atender as peculiaridades do território, por meio da cooperação e sinergia entre a gestão pública, iniciativa privada e o terceiro setor e como estratégia do programa implantaram-se as governanças regionais de turismo. O principal objetivo desta pesquisa é analisar a atuação da instância de governança regional do Pólo Seridó/RN no desenvolvimento turístico da região. A metodologia do trabalho foi do tipo pesquisa descritiva e exploratória sobre a instância de governança regional de turismo e políticas públicas de turismo. Além do material bibliográfico, foi realizada uma coleta de dados, o instrumento de pesquisa utilizado foi a entrevista individual estruturada voltado aos representantes de instituições que compõem a instância de governança do Seridó que interagem diretamente com o PRT. Os dados foram analisados sob a luz da teoria como: Wittman e Becker (2003); Cruz (2006); Fonseca (2005); PRT (2007); Nóbrega (2012). Os resultados obtidos apontam que atuação do conselho do Seridó no que concerne a ações empreendidas para o desenvolvimento turístico da região, constatou-se que as ações estão sendo realizadas de forma pontual e isoladas em todo o polo como a roteirização turística, a inventariação turística, e o apoio dado a eventos em toda região. Dessa forma, as ações que dão suporte a implementação do PRT, as ações de capacitação para o trade turístico e as parcerias com instituições estão sendo realizadas, principalmente com o sistema “S” sendo beneficiados a comunidade do pólo Seridó e os próprios conselheiros. Conforme os resultados, o desenvolvimento turístico na região, apesar dos avanços é necessário programas direcionados para região a longo prazo com mobilidade de recursos financeiros, técnicos e logísticos, para que aja um fluxo de turístico no polo de forma mais abrangente e constante. E finalmente com a institucionalização da instância de governança regional de turismo do Seridó a quase uma década, o processo de desenvolvimento turístico na região deve continuar sendo discutida com a participação do setor público como ator hegemônico, do setor privado e do terceiro setor.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4876
Other Identifiers: 2010017439
Appears in Collections:Turismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LindenilzaSL_Monografia.pdfTurismo1.01 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.