Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4874
Title: As condições de parques urbanos para atender a atividade turística: um estudo sobre o Parque das Dunas - Natal/RN
Authors: Bryckaert, Liz Morena Cavalcanti
Keywords: Turismo;Parques urbanos;Parque das Dunas
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: BRYCKAERT, Liz Morena Cavalcanti. As condições de parques urbanos para atender a atividade turística: um estudo sobre o Parque das Dunas - Natal/RN. 2015. 87f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Portuguese Abstract: A prática de turismo voltado para o meio ambiente é uma das atividades que mais apresentam crescimento nacional e mundial. Isso se dá pela valorização da natureza, sendo essa utilização necessariamente de forma consciente - buscando minimizar impactos negativos sobre o meio. A atividade turística em áreas de reservas vem ganhando cada dia mais espaço nas destinações brasileiras, e reconhecendo isso, esta pesquisa buscou avaliar um dos maiores parque urbanos do pais, o Parque das Dunas. Este que é considerado a primeira unidade de conservação do estado do Rio Grande do Norte e o maior parque urbano sobre dunas do país. Desdobrando-se sobre prática turística no PD, o trabalho analisou as suas condições para atender a atividade turística, a partir de uma abordagem qualitativa exploratória, com a aplicação de questionário com turistas que visitaram o parque, além de lista de verificação acerca das condições infra e superestruturais do local em questão (destacando também entrevista com gestores do parque). Os resultados obtidos pela caracterização do perfil dos visitantes (público ainda muitíssimo incipiente e esporádico) foi de maioria feminino, com idade entre 31 a 50 anos, sendo turistas nacionais que visitavam o parque pela primeira vez, e que mesmo apresentando diversas inquietações, destacaram satisfeitos com o local. Já as questões analisadas no check list em relação à infra e superestrutura não tiveram o mesmo desempenho, apresentando alguns problemas bem relevantes, como transporte público, sinalização fora do parque, vias de acesso e acessibilidade para portador de necessidades especiais. Contudo conclui-se que o Parque das Dunas possui uma boa estrutura para os visitantes e com avanços e melhorias tem um forte potencial para fortalecer o turismo da cidade do Natal.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4874
Other Identifiers: 2012962770
Appears in Collections:Turismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LizMCB_Monografia.pdfTurismo3.84 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.