Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4861
Title: Gestão integrada e sustentabilidade no projeto urbanístico da orla de Ponta Negra/RN: percepção dos atores locais
Authors: Bezerra, Jéssica Kelly de Souza
Keywords: Projeto Orla;Gestão Integrada;Sustentabilidade;Ponta Negra
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: BEZERRA, Jéssica Kelly de Souza. Gestão integrada e sustentabilidade no projeto urbanístico da orla de Ponta Negra/RN: percepção dos atores locais. 2015. 90f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Portuguese Abstract: O espaço litorâneo tem sido foco de muitas atividades socioeconômicas, inclusive para o turismo, com o segmento de sol e praia, porém esse espaço necessita de um planejamento adequado que é de responsabilidade do Projeto Orla. O presente estudo considerou o processo de implementação do Projeto Orla em Natal, com objetivo de analisar o Projeto Urbanístico da Orla de Ponta Negra/ Natal-RN de acordo com as diretrizes da gestão integrada e do alcance das ações visando à sustentabilidade, a parti da percepção de atores governamentais e sociedade civil envolvida com o projeto e/ou com a localidade. A metodologia adotada para a pesquisa, sendo qualitativa, foi à descritiva-exploratória, através da técnica entrevista, sendo a mesma semiestruturada, a qual foi aplicada com seis atores envolvidos com o Projeto urbanístico da orla de Ponta Negra, entre instituições governamentais e sociedade civil organizada. Os resultados mostraram os atores que estiveram envolvidos com o Projeto Urbanístico da Orla de Ponta Negra, assim como a adequação do projeto. Verificando-se que o mesmo não está baseado nas diretrizes nacionais, segundo o Projeto Orla, que o município de Natal inicialmente aderiu. Assim, como foi realizada a análise do enroncamento da orla, avaliado sob a ótica sustentável na percepção dos atores envolvidos, identificando-se que este não foi uma medida baseada nos princípios sustentáveis de gestão desse espaço. Considerando-se, por fim, a insuficiência de articulação entre os órgãos envolvidos e à falta de motivação para aderir ao Projeto Orla no município de Natal, para continuar fomentando os projetos municipais referentes à orla marítima em âmbito local. Constataram-se deficiências na gestão e na metodologia atual aplicada, deste modo, notou-se a carência da gestão integrada da orla, a fim de manter o desenvolvimento sustentável desse espaço na localidade.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4861
Other Identifiers: 2011029000
Appears in Collections:Turismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JéssicaKSB_Monografia.pdfTurismo2.13 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.