Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4860
Title: Importância e características empreendedoras desenvolvidas em empresas juniores: um estudo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Authors: Freitas, Idiamara Nascimento de
Keywords: Empreendedorismo;Empresas juniores;Movimento empresa júnior;Natal/RN
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: FREITAS, Idiamara Nascimento de. Importância e características empreendedoras desenvolvidas em empresas juniores: um estudo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2015. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Portuguese Abstract: O empreendedorismo é um fenômeno recente que se expande rapidamente a nível global. Nas últimas décadas, o estudo sobre o empreendedorismo está cada vez mais comum no meio acadêmico e científico. O Brasil é um dos países mais empre- endedores do mundo, a população brasileira ocupa a 13ª posição (GEM, 2008). O Movimento Empresa Júnior, assim como o empreendedorismo, é um fenômeno re- cente, iniciou no Brasil na década de 80 e está se fortalecendo cada vez mais. Em- presas Juniores e empreendedorismo andam lado a lado, pois a primeira serve co- mo incubadora para o desenvolvimento e fortalecimento da segunda. O presente estudo teve como objetivo identificar as características empreendedoras desenvolvi- das, assim como o grau de importância das mesmas e identificar o perfil dos mem- bros participantes em empresas júniores, em quatro EJs da UFRN. A pesquisa ca- racterizou-se como exploratória-descritiva, com uma abordagem quantitativa. Muitas empresas optam por profissionais com comportamentos empreendedores uma vez que estes são criativos, inovadores e não se contentam com a mesmice. Por meio da pesquisa, foi identificado que a característica de “Líder” é a mais desenvolvida e quatro características igualmente escolhidas como as menos importantes, são elas: “Planejador”, “Detecta oportunidades”, “Inovador” e “Persistente”. Verificou-se ainda que a maioria dos membros juniores tem interesse em abrir seu próprio empreendimento após a inserção e experiências na empresa júnior e a importância da experiência na ej para os mesmos.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4860
Other Identifiers: 2011029047
Appears in Collections:Turismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IdiamaraNF_Monografia.pdfTurismo1.62 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.