Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4855
Title: Informações turísticas disponíveis em dispositivos móveis: um estudo de caso com o aplicativo Find Natal
Authors: Soares, André Luiz Vieira
Keywords: Aplicativo turístico;Dispositivos móveis;Informação turística;Tecnologia da Informação e Turismo;Guia turístico
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SOARES, André Luiz Vieira. Informações turísticas disponíveis em dispositivos móveis: um estudo de caso com o aplicativo Find Natal. 2015. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Portuguese Abstract: O avanço das tecnologias proporcionou um acesso à informação de maneira mais ágil e portátil. A utilização de aparelhos como Smartphones e Tablets, os quais possuem um sistema operacional abrangente que permite reunir várias ferramentas num único dispositivo, é uma tendência em vários setores da economia, inclusive no turismo. Este trabalho consiste em uma pesquisa realizada com profissionais de diversos segmentos da atividade turística para analisar as informações contidas no aplicativo Find Natal através do método de grupo focal online. Na primeira etapa da discussão, eles responderam individualmente perguntas fechadas para a formação do perfil dos participantes. Posteriormente, o grupo foi coletivamente conduzido por meio de um roteiro composto por perguntas abertas acerca de categorias existentes no dispositivo. A ferramenta de análise qualitativa NVivo foi aplicada para analisar o material colhido com os participantes e explorar os resultados. Constata-se que as pessoas estudadas fazem uso desses dispositivos enquanto turistas, bem como acreditam que aplicativos de turismo podem auxiliar durante uma viagem. A partir da análise, verificou-se que o aplicativo precisa de uma maior interatividade com seus usuários para transmitir mais consistência em suas informações, que foram avaliadas como superficiais pelo grupo estudado. Contudo, fica evidenciado que o aplicativo dispõe de algumas falhas, porém surge como ferramenta facilitadora para os viajantes.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4855
Other Identifiers: 2011029323
Appears in Collections:Turismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AndréLVS_Monografia.pdfTurismo1.3 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.