Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4819
Title: Associação de periodontite e mucosite oral em pacientes submetidos a radioterapia em região de cabeça e pescoço
Authors: Oliveira, Davi Correia de
Keywords: Radioterapia;Mucosite;Periodontite;Neoplasias de Cabeça e Pescoço
Issue Date: 28-Nov-2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: OLIVEIRA, Davi Correia de. Associação de periodontite e mucosite oral em pacientes submetidos a radioterapia em região de cabeça e pescoço. 2016. Monografia (GRADUAÇÃO) Departamento de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: A Mucosite Oral (MO) é considerada um dos efeitos agudos mais incômodo pelos pacientes submetidos a radioterapia. Tanto a MO, quanto a periodontite, compartilham coexpressão de citocinas (IL-1, IL-6 e TNF-a), assim como o aumento da expressão de citocina TGF-b, podendo estar ligadas entre si. Assim, o presente estudo visa avaliar uma possível associação entre MO e Doença Periodontal em pacientes submetidos a radioterapia na região de cabeça e pescoço. 14 pacientes foram avaliados logo após a conclusão do tratamento radioterápico. Foi verificado o grau de MO, Índice de Placa Visível (IPV), índice de sangramento gengival (ISG), Profundidade de Sondagem (PS), Recessão Gengival, Nível Clínico de Inserção Periodontal (NIC), Grau de Mobilidade Dentária e presença ou ausência de supuração. Os resultados mostraram uma alta prevalência de MO (71,42%). A Condição de Higiene Oral (CHO) insatisfatória foi a mais prevalente entre os pacientes, representando 64,28%. Entre os pacientes com MO, 70% possuíam periodontite. A severidade da MO não teve associação estatisticamente significativa com a severidade da periodontite. A ausência de resultados estatisticamente significativos pode ter ocorrido devido a falta de uniformidade do tratamento bucal prévio ao tratamento contra o câncer. Sendo assim, foi encontrada uma alta frequência de periodontite nos pacientes que desenvolveram MO, sendo necessários estudos que busquem a relação causa-efeito entre essas doenças devem ser realizados no intuito de se estabelecer ou não a possível inter-relação entre essas condições e assim, podermos favorecer a diminuição da MO ao realizar a terapia periodontal. Com a limitação do estudo em relação à amostra, não foi possível encontrar associações estatísticas entre as severidades da Doença Periodontal e a MO.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4819
Other Identifiers: 2011088039
metadata.dc.description.embargo: 2017-11-28
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
[2016.2] ASSOCIAÇÃO DE PERIODONTITE E MUCOSITE ORAL EM PACIENTES SUBMETIDOS A RADIOTERAPIA EM REGIÃO DE CABEÇA E PESCOÇO.pdfTrabalho de conclusão de curso - odontologia 2016.22,32 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.