Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4802
Title: A face vitimada: morbidade entre mulheres atendidas em serviços sentinelas no brasil.
Authors: Pereira, Pedro Leonardo de Oliveira
Keywords: Violência contra a mulher;Cabeça;Pescoço;Saúde Pública
Issue Date: 28-Nov-2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: PEREIRA, Pedro Leonardo de Oliveira. A face vitimada: morbidade entre mulheres atendidas em serviços sentinelas no brasil. 2016. Monografia (GRADUAÇÃO) Departamento de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: As mulheres vítimas de violência são afetadas de maneiras desiguais. O presente artigo tem como objetivo analisar os atendimentos de emergência em mulheres vítimas de violência na região de cabeça e pescoço. Foram analisados dados do inquérito de Vigilância e Acidentes em 25 capitais e no Distrito Federal no ano de 2011. Analisaram-se 353 atendimentos de mulheres adultas entre 15 e 49 anos em relação a ocorrência de violência na região de cabeça e pescoço, o que corresponde a 40,6% das mulheres vítimas de violência. A ocorrência da violência foi predominante em mulheres jovens, negras e com pouca escolaridade. As violências foram mais frequentes no domicílio (50,1%) e a referência a intencionalidade do ato de violência pelo agressor predominou entre as vítimas de violência. Em todos os casos, as vítimas de agressão na região de cabeça e pescoço sofreram violência física, sendo o agressor do sexo masculino (77,4%) e identificado como parceiro ou ex parceiro íntimo em 44,5%. É cada vez mais importante que o serviço esteja preparado para receber essas mulheres vítimas de violência e que o cirurgião-dentista ou o cirurgião buco-maxilar estejam capacitados e façam parte da equipe de acolhimento dessas vítimas.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4802
Other Identifiers: 2012956370
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
[2016.2] A face vitimada morbidade entre mulheres atendidas em serviços sentinelas no brasil.pdfTrabalho de conclusão de curso - odontologia 2016.2592.06 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.