Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4786
Title: Educação profissional para o turismo: análise da percepção dos alunos de cursos da área de turismo ofertados pelo SENAC/Parnamirim quanto às ações do PRONATEC/RN
Authors: Alves, Denilson da Costa
Keywords: Educação no turismo;Gestão de projetos;Política educacional;PRONATEC
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: ALVES, Denilson da Costa. Educação profissional para o turismo: análise da percepção dos alunos de cursos da área de turismo ofertados pelo SENAC/Parnamirim quanto às ações do PRONATEC/RN. 2014. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Portuguese Abstract: O presente estudo tem como objetivo analisar a percepção dos alunos de cursos da área do turismo ofertados pelo SENAC/Parnamirim quanto às ações do PRONATEC/RN no período de 2014. Diante as críticas diárias sobre as políticas sociais e programas do governo federal no Brasil durante os últimos anos, buscou- se, através da pesquisa avaliar os fatores de gerenciamento do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) sob a ótica dos beneficiados dos cursos FIC oferecidos por uma das instituições executora do programa – SENAC. Os preceitos educacionais do Ensino Profissionalizante Tecnológico projetado por um percurso histórico da Educação Profissional no país, e a relação de empregabilidade com o turismo, a partir das ações e perspectivas do programa. Para fins metodológicos, a pesquisa caracteriza-se como de abordagem qualitativa e de natureza descritivo-exploratório, no qual houve a aplicação de questionários com instrumentalização do software SPSS sendo de análise univariante descritiva e análise de conteúdo. A pesquisa apresentou que as diretrizes que envolvem o PRONATEC estão em consonância com as instâncias municipais, sendo elas participantes e integradoras, pactuando com a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e as Redes Estaduais. Ainda que a oferta dos cursos tenha como subdivisão a categoria Bolsa-Formação Trabalhador, que é composta pela modalidade de cursos FIC (Formação Inicial e Continuada). Que no estado do RN, são executados pela instituição do Sistema “S” - SENAC/Parnamirim - que representou o total de 609 vagas durante o 2º semestre de 2014. Portanto, conclui- se que as ações do PRONATEC tem sido importante para construção de uma sociedade mais igualitária nos aspectos de acesso ao conhecimento contínuo e integral, uma vez que a melhoria contínua do programa necessita de diagnósticos para aperfeiçoamento do programa.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4786
Other Identifiers: 2010017285
Appears in Collections:Turismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DenilsonCA_Monografia.pdfTurismo1.16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.