Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4768
Título: Festivais de músicas como indutores da valorização e promoção do turismo cultural: uma análise dos festivais Forraço e MPBeco na cidade de Natal, Rio Grande do Norte
Autor(es): Cunha, José Roberto de Araújo
Palavras-chave: Turismo Cultural;Festivais de música;Forraço;MPBeco
Data do documento: 2014
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: CUNHA, José Roberto de Araújo. Festivais de música como indutores da valorização e promoção do turismo cultural: uma análise dos festivais Forraço e MPBeco na cidade de Natal, Rio Grande do Norte. 2014. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Resumo: O cenário turístico vem tornando-se cada vez mais competitivo e é necessário que os destinos, mesmo que definida e estruturada a segmentação que mais influencia na decisão do turista em lhe visitar, procurem diversificar a oferta turística no intuito de tornar o lugar mais atrativo, convidando o visitante a prolongar a sua permanência. As manifestações culturais existentes no destino turístico apresentam-se como a riqueza imaterial deste lugar e fazer uso destes eventos, de forma planejada, no intuito de proporcionar o intercâmbio de experiências entre autóctones e visitantes, contribuindo como um ponto positivo para a cultura e para o turismo. Diante desse contexto, o objetivo desse trabalho foi analisar as contribuições dos festivais de músicas Forraço e MPBeco, que acontece na cidade de Natal/RN, para a cultura local e sua participação na valorização do Turismo Cultural. Para uma melhor compreensão foram utilizadas fontes bibliográficas e percepções de pessoas ligadas aos festivais. Quanto à metodologia, à pesquisa foi caracterizada como descritivo-exploratória com abordagem qualitativa. O instrumento utilizado neste trabalho foi um questionário com perguntas abertas, visando flexibilidade nas respostas e na entrevista. A análise dos dados revelou que os dois festivais contribuem de forma significativa com a cultura local, através da valorização do artista; do incentivo à criação musical e participação da população, o que torna os festivais em estudo, uma manifestação cultural autêntica. Foi verificada a falta e a necessidade do “olhar turístico” dos responsáveis pelo turismo na cidade, pois os festivais se apresentam como potenciais atrativos para o Turismo Cultural de Natal.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4768
Outros identificadores: 2010017730
Aparece nas coleções:Turismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoséRAC_Monografia.pdfTurismo1.83 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.