Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4754
Title: Políticas públicas de turismo: uma análise do projeto dos 65 destinos indutores do desenvolvimento turístico regional em Tibau do Sul/RN
Authors: Souza, Luzana Henrique de
Keywords: Projeto dos 65 destinos indutores;Instância de governança;Grupo gestor;Tibau do Sul - RN
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SOUZA, Luzana Henrique de. Políticas públicas de turismo: uma análise do projeto dos 65 destinos indutores do desenvolvimento turístico regional em Tibau do Sul/RN. 2013. 113f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Portuguese Abstract: O objetivo geral desse trabalho é investigar a implantação do Projeto dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional em Tibau do Sul (65DITS), e a atuação do Grupo Gestor (GG), como instância de governança local, através das intervenções associadas ao Programa de Regionalização do Turismo (PRT) – Roteiros do Brasil, no âmbito do Plano Nacional do Turismo 2007- 2010 (PNT). Já os objetivos específicos foram: a) Apresentar a concepção, implantação e finalidade do projeto dos 65DI para o destino; b) Relatar o processo de capacitação do GG como instância de governança para gestão do projeto; c) Verificar contribuições, mudanças e resultados do projeto para o município. A metodologia do trabalho foi realizada através de revisão bibliográfica, a partir de fontes secundárias como bibliografias, atas, documentos, livros, etc. Contou com a contribuição teórica de autores como: Beni (2011), Panosso Neto (2009), Trigo (2009), Ruschmann (2002), Cooper (2011), dentre outros, e de atas e documentos da secretaria executiva do projeto em Tibau do Sul, investigando a relação entre governança e política pública aplicada ao desenvolvimento do turismo no município. O estudo foi desenvolvido em três capítulos como base para o referencial teórico descrevendo sobre: Planejamento do Turismo; Políticas Públicas de Turismo; Projetos dos 65 Destinos Indutores em Tibau do Sul. Apresentou o processo de capacitação do GG65TS e os resultados do planejamento como forma de documentar, oferecer informações e reflexões sobre essa intervenção do PRT para o fortalecimento e descentralização da instância de governança em Tibau do Sul. Os resultados obtidos apontam que a metodologia aplicada ao GG foi baseada no processo de liderança Coach, ferramenta de fortalecimento das capacidades e habilidades das funções dos gestores objetivando a análise situacional do destino e a produção de resultados para as ações priorizadas. Verificou-se a realização de algumas ações com o apoio técnico de secretárias de turismo, professoras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mas teve como aspecto negativo a descontinuidade de secretários de turismo e coordenadores do projeto, mudança na gestão pública e desestímulo do GG com a falta de apoio institucional. Esse trabalho pretendeu registrar as etapas do projeto dos 65 DITS, como política pública aplicada no município e contribuir para a academia com o conhecimento desse processo e ao mesmo tempo fazer um registro documental para futuras consultas sobre o tema abordado.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4754
Other Identifiers: 2010017781
Appears in Collections:Turismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LuzanaHS_Monografia.pdfTurismo6.72 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.