Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4719
Title: A articulação entre os níveis de atenção no âmbito do sistema único de saúde pela garantia da continuidade do cuidado: um estudo sobre o Projeto Alta Compartilhada no Hospital Dr. José Pedro Bezerra
Authors: Silva, Janierika Teixeira da
Keywords: Atenção básica;Alta compartilhada;Contra-referência;Integralidade
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Janierika Teixeira da. A articulação entre os níveis de atenção no âmbito do sistema único de saúde pela garantia da continuidade do cuidado: um estudo sobre o Projeto Alta Compartilhada no Hospital Dr. José Pedro Bezerra. 2017. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: O Presente Trabalho de Conclusão de Curso dedica-se ao estudo acerca da assistência à saúde ofertada pela atenção básica às mães, bebês e famílias atendidas pelo Projeto Alta Compartilhada após a alta hospitalar no Hospital Dr. José Pedro Bezerra (HJPB), implementado com a finalidade de integrar o cuidado hospitalar com o cuidado da atenção básica destinado aos bebês prematuros e/ou considerados de risco no contexto do referido Hospital. Nesse estudo, traçou-se como objetivo geral analisar a efetividade da assistência à saúde destinada as mães, bebês e famílias atendidas pelo projeto. E, como objetivos específicos: Identificar e caracterizar as políticas públicas de proteção à saúde infantil e materna no Brasil; Construir um perfil sócio-econômico para conhecer a realidade das famílias atendidas pelo Projeto Alta Compartilhada; Realizar um levantamento acerca das unidades de atenção básica que destinam atendimento a mães, bebês e famílias na zona norte de Natal/RN; Identificar os principais desafios para a articulação entre o HJPB e as unidades básicas de saúde. Como procedimentos metodológicos foram utilizados a revisão bibliográfica, pesquisa documental, aproveitando os resultados de entrevista semi-estruturada com os sujeitos da pesquisa durante a experiência de estágio. Quanto aos resultados podemos destacar a grande dificuldade para a articulação entre os níveis de atenção a saúde, principalmente no que tange a referência e contra-referência a partir dos encaminhamentos das crianças, e suas famílias para a atenção básica de saúde quanto em relação à criação do vínculo com as famílias. A não materialização do fluxo de atendimento principalmente por falhas na atenção primária, a porta de entrada para os demais níveis, reflete diretamente na obtenção do resultado final do projeto que é garantir a continuidade do cuidado.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4719
Other Identifiers: 2013062102
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JanierikaTS_Monografia.pdfServiço Social1,23 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.