Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4718
Title: Expansão da rede de educação profissional e tecnológica na cidade de Natal-RN e o exercício profissional do assistente social
Authors: Silva, Beatriz Suellen Pereira da
Keywords: Educação;Serviço Social;Rede de Educação Profissional e Tecnológica
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Beatriz Suellen Pereira da. Expansão da rede de educação profissional e tecnológica na cidade de Natal-RN e o exercício profissional do assistente social. 2017. 92f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: O trabalho enfatiza a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do RN e suas consequências para o exercício profissional do assistente social. Assim, busca-se responder como a expansão vem interferindo no exercício profissional dos assistentes sociais; quais as demandas apresentadas ao Serviço Social após o processo de expansão; e quais os limites e possibilidades expressos dentro deste cenário para o exercício profissional. Dessa forma, a abordagem da realidade partirá da teoria crítica pensando os processos sociais a partir de sua historicidade e dinâmica, com base nas determinações macroestruturais. Integrando os processos metodológicos, foi realizada a pesquisa qualitativa e como técnica para a coleta de informações a entrevista semiestruturada com questões previamente definidas. O locus da pesquisa foi os três Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia da cidade de Natal-RN (campi Natal-Central, Natal-Zona Norte, Natal- Cidade Alta); foram entrevistadas cinco assistentes sociais. A discussão da educação destacada tem como base a sua compreensão enquanto parte do desenvolvimento humano em sua perspectiva ontológica, mas que é redirecionada no capitalismo, especialmente, no contexto neoliberal. Contrária às demais políticas sociais, a educação ganha centralidade com o no neoliberalismo, e a expansão da Rede insere- se neste cenário. As transformações sociais requisitam a inserção mais ampla dos assistentes sociais na esfera educacional e impõe novas exigências, além da atualização do perfil profissional. Desse modo, as repercussões decorrentes da expansão para a prática do Serviço Social nos Institutos Federais se manifestam de modo dialético. Em momentos expressam aspectos positivos, em outros, dificuldades para a ampliação dos horizontes do fazer profissional. Sendo necessária a constante atualização profissional e o tensionamento nos espaços ocupacionais para o pleno desenvolvimento do seu exercício, com a vinculação sistemática aos grupos pertencente à classe trabalhadora no intuito de fortalecer o avanço das lutas sociais em um contexto de retrocesso e redução de direitos, o qual marca, inclusive, o fim do processo da expansão educacional vivido nos últimos anos.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4718
Other Identifiers: 2013066738
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BeatrizSPS_Monografia.pdfServiço Social918.48 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.