Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/4706
Title: O Processo de Privatização da Saúde no Brasil: uma análise da implantação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) no Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB)
Authors: Leite, Tâmara Gabriela de Loiola
Keywords: EBSERH;Privatização da saúde pública;Contrarreforma do Estado
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: LEITE, Tâmara Gabriela de Loiola. O Processo de Privatização da Saúde no Brasil: uma análise da implantação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) no Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB). 2017. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: A história da saúde do Brasil é perpassada por aspectos de múltiplas contradições, sendo marcada por avanços e desafios. A partir dos anos de 1990, apesar das conquistas trazidas pelo SUS - Sistema Único de Saúde, a introdução da política neoliberal no Brasil traz inúmeros retrocessos para a realidade da saúde no país. As estratégias neoliberais de privatização e terceirização trouxera marcas quase que irreparáveis para as políticas públicas do país. Diante disso, o presente trabalho visou analisar o modelo de gestão pública implantado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH no Hospital Universitário Ana Bezerra – HUAB. O interesse pelo tema surgiu quando, ao retornar para o curso de Serviço Social após quase dez anos longe da área, a EBSERH tornara-se uma realidade incompreendida e de muita potencialidade no que diz respeito ao fazer profissional do Assistente Social. Para alcance do objetivo proposto foram realizadas pesquisas de cunho bibliográfico e documental. Como resultado principal identifica-se que os processos de gestão da saúde brasileira têm sido perpassados por conjuntos de estratégias privatistas, o que acaba por comprometer o acesso ao direito à saúde pelos cidadãos. Outro fator importante captado com a pesquisa foi o desmonte da máquina pública, desresponsabilização do Estado no que se refere à política de saúde fazendo com que o mercado usasse essa prerrogativa para subsidiar seus interesses. Sendo assim, os processos de contrarreforma do Estado brasileiro, juntamente com a criação da EBSERH, impossibilitam a concretização dos princípios da Constituição de 1988, assim como os princípios do SUS, ambos frutos de uma grande mobilização popular oriundas de diferentes classes sociais em prol de um bem maior: a saúde para todos garantida pelo Estado.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4706
Other Identifiers: 2014000418
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TamaraGLL_Monografia.pdfServiço Social572.52 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.